Visita à Área Metropolitana de Lisboa inspira boas práticas para o Projeto Semear e Alimentar Local
No dia 23 de abril foi realizada uma visita de transferência de boas práticas à Área Metropolitana de Lisboa, a dois projetos de referência e de boas práticas na área da alimentação saudável e sustentável, no âmbito do projeto Semear e Alimentar Local (SAL) – promovido pela Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado e que surge no âmbito do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), financiado pelo PDR (Programa de Desenvolvimento Rural) e com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Monte, a Rota do Guadiana e a Leadersor como parceiros.
O objetivo desta iniciativa centrou-se no desenvolvimento da aprendizagem coletiva no domínio da alimentação e ementas saudáveis nas escolas, através do exemplo de duas boas práticas nomeadamente o projeto Sintra Cresce Saudável, da responsabilidade do Município de Sintra, e a Estratégia de Alimentação Saudável da Junta de Freguesia dos Olivais.
Francisca Valério, da Terras Dentro, afirma que “esta visita proporcionou um espaço de partilha de estratégias, experiências, conhecimentos e debate entre diferentes instituições e profissionais envolvidos. Foi um encontro inspirador no qual foi possível perceber que através da implementação de medidas e metodologias simples conseguimos fomentar práticas alimentares mais saudáveis, além de fortalecer a importância da cooperação entre entidades e o compromisso coletivo para a promoção da alimentação saudável nas escolas e comunidades locais.”
Esta visita contou com uma comitiva constituída pelos parceiros do projeto, interlocutores do projeto dos Municípios de Estremoz, Redondo, Portel, Viana do Alentejo, Arraiolos e Montemor-o-Novo, nutricionistas dos Municípios de Alandroal, Vila Viçosa e Alenquer e ainda enfermeiras responsáveis pela Unidade de Cuidados da Comunidade (UCC) de Montemor-o-Novo e Viana do Alentejo. Ainda estiveram presentes IPSS e Agrupamentos de Escolas envolvidos nas ações de sensibilização do projeto, nomeadamente a Santa Casa da Misericórdia de Borba e o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, bem como uma representante da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local.
O percurso foi iniciado na Casa da Juventude de Sintra, onde foi feita a apresentação das práticas e resultados obtidos na Alimentação Escolar em Sintra, no âmbito do projeto Sintra Cresce Saudável, e onde posteriormente foi promovido um momento de questões e partilha entre os membros da comitiva e de toda a equipa do projeto de Sintra Cresce Saudável. Seguiu-se a visita à escola do 1º ciclo do AE Escultor Francisco dos Santos, no quadro do projeto Sintra Cresce Saudável em ação que permitiu a observação das estratégias implementadas pelo projeto.
O conhecimento de boas práticas prosseguiu no período da tarde com a visita guiada ao projeto de Educação Alimentar na Escola Básica Alice Vieira nos Olivais. Foram observadas estratégias de animação do refeitório e ementas saudáveis, bem como a horta e a compostagem. Posteriormente, a Vogal da Educação da Junta de Freguesia de Olivais, Anabela Silva, procedeu à apresentação da Estratégia de Alimentação Saudável da Junta de Freguesia dos Olivais.
O Semear e Alimentar Local é um projeto com o objetivo de contribuir para uma alimentação e consumo saudáveis e sustentáveis com base nos princípios da dieta mediterrânica. O projeto é promovido pela Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado e surge no âmbito do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES), contando com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Monte, a Rota do Guadiana e a Leadersor como parceiros.