Projeto de Prescrição Cultural da CIMAC reconhecido como Boa Prática
O inovador projeto “Prescrição Cultural”, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), em parceria com a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central e a Escola Nacional de Saúde Pública- Universidade Nova de Lisboa, tem vindo a captar a atenção dos principais órgãos de comunicação social portugueses, destacando-se pela sua abordagem pioneira na promoção da saúde e bem-estar, através da cultura. Esta abordagem foi recentemente reconhecida pela Universidade do Porto que convidou a CIMAC para apresentar o seu projeto no 1.º Encontro Nacional de Prescrição Cultural, um evento que pretende lançar a prescrição cultural nesta Universidade.
Recentemente, a iniciativa foi amplamente divulgada no “Jornal Nacional” da TVI, onde a Psicóloga Clínica que tem apoiado a implementação do projeto, Dra. Patrícia Claudino, foi entrevistada para falar sobre os objetivos e impactos da “Prescrição Cultural” (ver entrevista a partir do minuto 53:22 aqui – https://tviplayer.iol.pt/programa/jornal-nacional/63e6588b0cf2665294d4f012/video/669add520cf2723ac0255b0d). Durante a reportagem, destacou a importância de integrar atividades culturais nas prescrições médicas, sublinhando os benefícios comprovados na saúde mental e física dos participantes.
Além disso, o projeto foi também mencionado no programa “Portugal em Direto” da Antena 1 (disponível a partir do minuto 11:27 aqui – https://www.rtp.pt/play/p470/e784244/portugal-em-direto), onde se discutiu a sua relevância no contexto atual e os resultados positivos já observados nas comunidades envolvidas.
A “Prescrição Cultural” visa promover a saúde e o bem-estar através da integração de atividades culturais e criativas no dia-a-dia dos cidadãos que apresentem um quadro de patologias de doença mental ligeira ou moderada (depressão, ansiedade, burn-out, entre outras). A iniciativa articula cuidados de saúde primários, municípios e tecido cultural, incentivando a colaboração entre estas áreas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Este projeto piloto desenvolveu também um manual de apoio à implementação da prescrição cultural.
A crescente cobertura mediática reflete o sucesso e a relevância do “Prescrição Cultural”, demonstrando como a cultura pode ser um poderoso aliado na promoção da saúde pública. A CIMAC agradece a todos os parceiros, participantes e profissionais envolvidos no projeto, cuja dedicação tem sido fundamental para alcançar os resultados positivos observados até agora.
Para mais informações sobre o projeto “Prescrição Cultural” e acesso ao manual completo, visite o site oficial da CIMAC e aceda ao link: https://www.cimac.pt/transforma/wp-content/uploads/sites/11/2023/02/Manual-Prescricao-Cultural_AC.pdf