Skip to main content

“Alentejana” regressa à estrada de 23 a 27 de junho

A 38ª Volta ao Alentejo / 1º Grande Prémio CMTV organizada em conjunto pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a Podium Events foi apresentada oficialmente esta terça-feira, 15 de junho no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz.
Entre os dias 23 e 27, o pelotão regressa aos territórios do alto, baixo, litoral e Alentejo central. A prova com seis etapas começa em Reguengos de Monsaraz e, pela quinta vez consecutiva, vai terminar em Évora após 819 quilómetros repartidos por cinco dias de competição.
Tradição competitiva desde 1983 e simultaneamente o maior evento desportivo da região, a Volta ao Alentejo em bicicleta apadrinha este ano a chegada do verão e vê juntar-se-lhe a CMTV, através de um acordo entre a organização, Podium Events e o grupo Cofina.
Com o objetivo de inspirar os cidadãos a adotarem comportamentos mais sustentáveis ao nível ambiental, a Sociedade Ponte Verde junta-se este ano à competição e diariamente vai distinguir o líder da “Alentejana” com a Camisola Amarela.
A reciclagem é agora o mote oficial da “Alentejana”. Nos locais de Partida e Chegada das etapas passam a existir ecopontos cedidos pela Sociedade Ponto Verde e pelo respetivo parceiro no Alentejo Central, a GESAMB – Empresa Intermunicipal de Gestão Ambiental e de Resíduos.
Carlos Pinto de Sá na qualidade de Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC, enalteceu a organização da prova como uma demonstração da capacidade de organização dos municípios alentejanos em colaboração com a PODIUM. “Criada pelo Poder Local Democrático na sequência da Revolução libertadora de Abril, a Volta ao Alentejo em Bicicleta inseriu-se num vasto movimento de democratização do desporto e de valorização da atividade física que percorreu a Região. Projeto então inovador, era-o pela conceção e cooperação intermunicipal que juntava eleitos, técnicos e outros trabalhadores dos Municípios que faziam de cada edição da Volta, uma festa do desporto, uma lição de amizade e competição saudável, uma janela de promoção do Alentejo, do seu Povo, da sua identidade. A Volta ao Alentejo em Bicicleta abraçou o Povo e o Povo tomou-a como sua. E, assim, se firmou como a Alentejana.
A Alentejana esteve em risco mas soube evoluir, adaptar-se aos tempos, internacionalizar-se, afirmar-se como uma das grandes provas do ciclismo nacional e… manter a sua identidade.
E, aí está, na paisagem, nas estradas, aldeias, vilas e cidades alentejanas mais uma edição da Alentejana, sacudindo a pandemia Covid-19 e levando o Alentejo mais longe.
A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, com os seus 14 Municípios, saúda todos os que contribuem para que a Alentejana rode, dos Municípios aos patrocinadores, da organização às equipas e aos ciclistas, da comunicação social ao anónimo trabalhador.
Celebremos a vida, o desporto e o Alentejo!”

Lista de documentos