CIMAC marca presença no Geospatial World Forum 2015
A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, foi distinguida com Best Poster Award no INSPIRE – Geospatial World Forum 2015.
Com representação de 104 países, cerca de 370 oradores e mais de 1700 participantes todo o mundo reuniram-se no Centro de Congressos de Lisboa, entre 25 e 29 de Maio, onde ocorreu um dos maiores encontros dos temas geoespaciais deste ano, para debater políticas, tecnologias e aplicações, num evento onde a conferência europeia INSPIRE e o Geospatial World Forum convergiram (www.geospatialworldforum.org)
Com a organização e apresentação de um workshop – Cross border Spatial Data Infrastructures, de uma conferência – Can a SDI Act as a Sustainability Observatory in a Certain Territory? e de um poster – OTALEX C Assess Cross Border Sustainability Indicators, a CIMAC marcou presença através do projeto OTALEX C, cofinanciado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 (www.poctep.eu).
À Professora Doutora Teresa Batista, chefe de equipa da Unidade de Ambiente e Desenvolvimento da CIMAC, coube a organização do workshop Cross border Spatial Data Infrastructures, onde prevaleceram a troca de experiências e a discussão sobre o papel e o futuro das infraestruturas de dados espaciais numa perspetiva transfronteiriça e de coesão territorial europeia. Também oradora na sessão Spatial Data Infrastructure, apresentou a possibilidade da Infraestrutura de Dados Espaciais IDE-OTALEX (www.ideotalex.eu) poder tornar-se um observatório de sustentabilidade no território transfronteiriço Alentejo-Extremadura-Centro.
O trabalho em poster OTALEX C Assess Cross Border Sustainability Indicators, elaborado pela Engenheira Cristina Carriço, também da CIMAC, deu a conhecer um pouco mais deste projeto, dos indicadores que o grupo de trabalho tem desenvolvido e do novo âmbito de estudo: a sustentabilidade. Este poster, avaliado entre 18 trabalhos, recebeu o prémio Best Poster Award, pelas mãos de Hugo De Groof, presidente do Conselho Consultivo do evento e membro da Equipa da Diretiva INSPIRE, da Direção Geral do Ambiente, Investigação e Inovação da Comissão Europeia.