Chebec – balanço final e ferramentas online
Terminou, em outubro passado, o projeto Chebec, no qual a CIMAC participou, com o objetivo de capacitar os agentes das indústrias culturais e criativas para a internacionalização do seu trabalho e a procura de novos mercados.
As Indústrias Culturais e Criativas (ICC) têm um papel estratégico na promoção e suporte a um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo das regiões europeias e do espaço MED.
O volume de negócios do sector na Europa ultrapassa os 500 mil milhões de euros, equivalente a 4.4% do PIB, e emprega mais de 12 milhões de pessoas. Mais de 90 regiões incluíram igualmente as Indústrias Culturais e Criativas nas suas estratégias de especialização inteligentes, permitindo que os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) fossem utilizados para apoiar o sector nos seus processos de desenvolvimento.
Embora o emprego no sector cultural e criativo cresça mais rapidamente do que o emprego total e o sector em si tenha demonstrado, ao longo do tempo, uma maior capacidade de resiliência do que outros, há algumas fraquezas específicas que o expõem à incerteza económica e aumentam a dificuldade das empresas se internacionalizarem.
As indústrias culturais e criativas são de facto caracterizadas por uma forte heterogeneidade linguística e cultural e os seus trabalhadores são na sua maioria trabalhadores independentes. A maioria das empresas são pequenas ou muito pequenas e realizam projetos ou atividades que são difíceis de estandardizar ou replicar. O projeto Chebec contribuiu para a construção de processos técnicos e políticas que apoiem o sector, com ferramentas e metodologias, atividades e produtos inovadores com o objetivo de facilitar o fortalecimento das capacidades empreendedoras e o acesso aos mercados internacionais por parte das empresas criativas e culturais sem abdicarem da sua própria identidade.
O projeto Chebec é um projeto europeu financiado pelo programa Interreg MED com implementação entre fevereiro de 2018 e outubro de 2020, contando com 10 parceiros e 5 parceiros associados de França, Itália, Malta, Portugal, Espanha, Bósnia e Herzegovina e Sérvia. O seu objetivo é enfrentar os principais desafios das ICC na região mediterrânica: apoiar o crescimento das ICC, promover o acesso a novos mercados mantendo a sua identidade, com o objetivo final de melhorar a atratividade dos clusters MED.
Listamos em seguida os principais resultados alcançados com o projeto:
- 82 organizações culturais e criativas participaram no programa de internacionalização.
- Foram ministradas perto de 400 horas de formação, uma média de 43 horas por cada ação piloto/parceiro.
- Foram providenciadas quase 1280 horas de consultoria a um total de 66 beneficiários, uma média de 20 horas de consultoria por beneficiário – no Alentejo Central, os beneficiários tiveram acesso a uma média de 60 horas de consultoria cada um.
- 2 das 3 ações de mobilidade foram executadas e em cada uma delas participaram 40 beneficiários. A ação de mobilidade em Bolonha teve que ser cancelada devido à pandemia por Covid-19, acabando por ser substituída por uma série de webinars online sobre projetos na UE.
- Foram financiados 18 planos de internacionalização através dos Vouchers de Inovação, com um investimento total por parte dos parceiros de quase 50,000€. No Alentejo Central foram apoiadas 3 entidades nesta rúbrica com um total de 10,000€.
- Foram desenvolvidas 3 ferramentas web: Guia de formação online, com conteúdos acessíveis direcionados a empreendedores culturais e start-ups com conselhos práticos sobre como internacionalizar um projeto artístico ou criativo; Mapa de clusters e redes na área das ICC presentes nas regiões Chebec para identificar potenciais colaboradores e atores chave noutras regiões; Ferramenta de preparação para a internacionalização para aferir a capacidade da organização para implementar um plano de internacionalização.
O projeto Chebec dirige-se a 3 públicos-alvo principais para os quais foram concebidas ações específicas:
- Empresas e profissionais das ICC
As empresas e profissionais das ICC foram os beneficiários da maioria das ações (ações piloto de apoio, ferramentas web e vouchers de inovação) e, ao mesmo tempo, as “testadoras” destes serviços que integram um programa de internacionalização completo para as ICC no final do Chebec. Foram os atores chave na atividade de monitorização e avaliação.
- Organizações de apoio às empresas
Estas organizações criadas para as ICC ou com um propósito mais geral são igualmente importantes para o Chebec. A maioria dos parceiros pertencem a esta categoria, e puderam ganhar experiência no campo da internacionalização e nas ICC e aumentaram a sua visibilidade no sector.
- Administrações públicas
As administrações públicas são centrais no setor das ICC: têm uma participação elevada na economia das ICC estando, em muitos casos, envolvidas na distribuição e produção de produtos culturais ou no fornecimento de apoio ao sector. O Chebec incluiu-as em muitas ações através de iniciativas de troca de experiências e conectando-as com outros membros do ecossistema.
Foi adicionado um pilar extra no decorrer do programa: a adaptação às novas condições geradas pela Covid-19 tornou-se uma questão central. As ações planeadas foram reformuladas e foram lançadas novas ações sempre com o objetivo de ter uma abordagem prática, em linha com a missão inicial do projeto.
Ferramentas online
Os parceiros Chebec desenvolveram 3 ferramentas web que podem ser usadas em conjunto ou como recursos isolados. Estas representam elementos digitais complementares de apoio a iniciativas offline em todas as etapas do programa. Todas estas ferramentas foram elaboradas em inglês.
Internationalization readiness webtool – Ferramenta de prontidão para a internacionalização
A Internationalization Readiness Webtool é um instrumento que apoia as organizações das ICC na sua autoavaliação sobre se estão ou não preparadas para iniciar as suas atividades no estrangeiro e aceder a novos mercados.
Foi desenvolvida pelo parceiro ART-ER tendo como destinatários 2 grupos de pessoas principais:
- Empreendedores nas ICC que estão a iniciar atividades de internacionalização e podem aferir autonomamente a sua situação, permitindo-lhes identificar os seus pontos fortes e quais as ações que devem empreender para melhorar as suas lacunas antes de acederem a novos mercados;
- Operadores nas organizações de apoio às empresas que precisem de uma ferramenta de apoio para tomar decisões sobre como apoiar os empreendedores das ICC. Desta forma podem compreender melhor o ponto de partida de organizações que pensam apoiar através de medidas de apoio específicas.
Esta ferramenta é o resultado de investigação, desenvolvimento e consultas a especialistas, e consiste em 2 elementos principais:
- Um questionário baseado em 6 áreas diferentes como se ilustra na imagem 1;
- Um relatório que fornece aos utilizadores uma representação visual do seu desempenho associado às áreas do questionário e uma lista de recomendações (imagem 2).
A imagem 1 mostra a estrutura da ferramenta
A imagem 2 mostra a página de resultados da Internationalization Readiness Webtool
Principais características e informação prática para aceder à Internationalization Readiness Webtool:
- A ferramenta está disponível online em: https://chebec-internationalizationtool.art-er.it/
- Está em inglês
- Cumpre as regras da RGPD
- Ferramenta original (sem limitações de direitos de autor)
- É grátis
- Podem ser criadas ligações para ela a partir de outros sites
Online map to support startups – Mapa online para apoiar startups
O mapa online para apoiar startups representa um guia para as startups culturais e criativas desenvolverem conhecimento – em várias áreas do empreendedorismo com um foco específico na internacionalização – e competências no campo do pensamento estratégico.
Foi desenvolvido pelo parceiro Barcelona Activa com o objetivo de ajudar as empresas a avaliar a sua viabilidade e identificar os passos a dar nos seus processos de internacionalização.
O mapa ajuda a responder a uma série de questões chave para a internacionalização das ICC fornecendo cursos breves e documentação de apoio:
- Quais as vantagens para os artistas/criativos de se internacionalizarem? Como é que os artistas/criativos internacionalizam o seu trabalho?
- Que tipos de legislação e características técnicas têm que ser consideradas?
- O que é preciso? Por onde devem os artistas/criativos começar?
Este mapa online é uma ferramenta de capacitação para os profissionais e start-ups atualmente no ativo no sector cultural e criativo e tem como objetivo partilhar conselhos práticos e promover oportunidades disponíveis para os artistas e profissionais da cultura.
A imagem 3 mostra os principais conteúdos do mapa online para apoiar startups
O mapa é composto por uma série de módulos de aprendizagem para os utilizadores adquirirem capacidades e conhecimentos básicos para iniciar um percurso de internacionalização: está organizado em várias áreas chave (ver imagem 3) com base na Internationalization Readiness Webtool, que estão acessíveis através de um mapa visual que conduz a informação e conteúdos específicos (vídeos originais produzidos especificamente para este propósito). Os utilizadores podem aceder aos conteúdos visuais e/ou a um guia escrito.
Principais características e informação prática sobre o mapa online para apoiar startups:
- A ferramenta está em inglês;
- É uma ferramenta original baseada em conteúdos originais e livre de direitos de autor;
- Está acessível gratuitamente em http://bit.ly/chebecguide.
CCI Clusters and Networks map – Mapa de redes e clusters ICC
O CCI Clusters and Networks map foi desenvolvido pela CIMAC com dados fornecidos por todos os parceiros no âmbito do projeto Chebec.
O mapa (ver imagem 4) reúne informação sobre os clusters e redes existentes – tanto formais como informais – que operam nas 9 regiões Chebec em várias áreas artísticas e culturais: artes performativas, património imaterial, artes visuais, design e artes aplicadas, criação literária e edição, etc.
A imagem 4 mostra o mapa de redes e clusters ICC
Foram incluídos mais de 100 clusters e redes com uma descrição e os detalhes de contacto com o objetivo de apoiar as colaborações entre profissionais das ICC.
Principais características e informação prática para aceder ao mapa:
- Está disponível online aqui e pode ser integrado noutros sites a pedido;
- Está em inglês;
- É grátis e não tem restrições de direitos de autor.