Adendas ao Memorando de Entendimento S+CC CISCO-ADRAL-CIMAC e Protocolo de Cooperação foram assinados esta tarde na CIMAC
Esta terça-feira, dia 18 de outubro, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, foram assinadas duas adendas ao Memorando de Entendimento S+CC CISCO-ADRAL-CIMAC que visam promover o desenvolvimento de um laboratório (S+CC LivingLAB) para soluções inteligentes, escaláveis para o restante território urbano regional. A assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a CIMAC, ADRAL, Universidade de Évora e PCTA estiveram também na ordem do dia.
O Alentejo Central é uma região inovadora no domínio das tecnologias de informação, e por essa mesma razão se considera que a cidade de Évora, Património Mundial da UNESCO, pela sua dimensão, centralidade e inovação, tem características únicas para promover o desenvolvimento de um laboratório (S+CC LivingLAB), intitulado Internet das Coisas, para soluções inteligentes, escaláveis para o restante território urbano regional.
Na sequência da assinatura do Memorando de Entendimento S+CC CISCO-ADRAL-CIMAC, no passado dia 17 de maio, foram assinadas esta terça-feira, dia 18 de outubro, duas adendas, com o PCTA – Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo e com a Universidade de Évora, a fim de desenvolver algumas iniciativas que no futuro conduzam à criação de um Living Lab no Alentejo Central.
O Alentejo Central é hoje uma região digital, sendo uma das mais avançadas em Portugal em matéria de serviços de TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, disponíveis aos cidadãos, com investimentos e iniciativas de longo prazo para melhorar a meta de “Every European Digital”.
O Living Lab terá como função procurar soluções inteligentes, encontrar soluções tecnológicas para problemas urbanos e ligar pessoas através de tecnologias digitais.
Smart Connected Comunities (S+CC) ou Comunidades Inteligentes Conectadas é o conceito desenvolvido pela Cisco que designa cidades nas quais os sistemas e serviços como saúde, educação, transportes, segurança, energia, água e tratamento de resíduos devem estar conectados.
Também no dia de hoje foi assinando um Protocolo de Colaboração entre a CIMAC, ADRAL, Universidade de Évora e PCTA que visa estabelecer formas de cooperação entre os signatários, acordando entre si promover iniciativas de partilha de infraestruturas e Serviços, bem como desenvolver projetos conjuntos, ações de divulgação e sensibilização de temáticas de interesse mútuo.
Outro dos objetivos passa pela definição de um modelo sustentável e equilibrado de governação dos serviços partilhados disponibilizados a terceiros, com vista à rentabilização conjunta dos investimentos, numa lógica de atração e captação do investimento.
O modelo de disponibilização de serviços partilhados e infraestruturas individuais e/ou comuns visa promover o desenvolvimento do território, dos signatários e das organizações conexas aos signatários.