Conselho Municipal de Educação de Évora fez ponto da situação do ensino no Concelho
O ponto de situação da organização dos Estabelecimentos de Educação e Ensino face à pandemia feito pelos Directores dos quatro Agrupamentos de Escolas foi um dos assuntos tratados na reunião do Conselho Municipal de Educação de Évora, que decorreu na tarde de 25 de Junho, nos Paços do Concelho.
Uma reunião realizada em regime misto por questão de segurança sanitária, com a restrição de limite de conselheiros (até 15), participando os restantes por vídeo-conferência.
Da ordem de trabalhos destaca-se ainda a aprovação por unanimidade do Plano de Transportes Escolares – Ano Lectivo de 2020/2021.
O resumo das intervenções no Parque Escolar feitas pelo Município será enviado aos conselheiros por via digital, ficando o debate deste agendado para a próxima reunião do Conselho Municipal.
Nas intervenções dos responsáveis pelos Agrupamentos ficou patente que conseguiram colocar em prática as medidas sanitárias emitidas pela Direção-Geral da Saúde e decisões do Ministério da Educação para enfrentar a pandemia. Falaram das desigualdades sociais e dificuldades técnicas evidenciadas com o ensino à distância, assim como das preocupações em relação ao novo ano lectivo. Sublinharam igualmente o trabalho e empenho de professores, funcionários e famílias.
Outros conselheiros fizeram o ponto da situação sobre o trabalho feito nas instituições e entidades que representam, nomeadamente Instituições Particulares de Solidariedade Social, Juventude, Universidade de Évora, Associações de Pais, PSP, GNR e DGEstE – Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços Região Alentejo.
O valor do trabalho produzido pela comunidade escolar também foi sublinhado pela Vereadora Sara Dimas Fernandes que dirigiu os trabalhos, expressando preocupação quanto à parte pedagógica da relação professor/aluno que fica extremamente comprometida com o ensino à distância e com o excessivo número de horas.