CIMAC reúne em Évora para balanço da atividade da Central de Compras Intermunicipal
publicado em 15 de dezembro de 2025
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central – CIMAC, realizou hoje, dia 15 de dezembro, no Palácio D. Manuel I, em Évora, uma reunião de balanço do trabalho desenvolvido no âmbito da atividade da Central de Compras e da respetiva plataforma. O encontro teve como principal objetivo avaliar o percurso já realizado, bem como promover a partilha de informação e a recolha de contributos dos municípios e entidades aderentes.
Atualmente, a Central de Compras da CIMAC conta com a adesão de 53 entidades, refletindo a confiança depositada neste instrumento de contratação pública colaborativa. Até à data, foram instituídos 5 acordos-quadro, num total de 20 adjudicações, correspondendo a um valor total de 4.399.038,94 euros. A plataforma integra 150 fornecedores registados e permitiu a tramitação de 70 procedimentos, evidenciando uma dinâmica significativa e crescente na sua utilização.
Durante a reunião foi apresentada a evolução dos trabalhos em curso. Este momento permitiu, igualmente, aferir o feedback dos municípios aderentes relativamente ao trabalho coletivo que tem vindo a ser desenvolvido, reforçando a importância da cooperação e da partilha de boas práticas. No decorrer da reunião, foi igualmente abordada a definição de prioridades para os próximos acordos-quadro, tendo sido consensualizada a necessidade de avançar, de forma faseada, com procedimentos nas áreas da aquisição de serviços de alimentação (refeições) em contexto escolar, aquisição e aluguer operacional de viaturas, fornecimento de materiais para as redes de saneamento e de abastecimento, merchandising institucional, serviços de segurança e vigilância, bem como viagens e alojamentos, áreas consideradas estratégicas e de maior impacto para a gestão quotidiana das entidades aderentes.
A CIMAC reiterou o seu compromisso com a simplificação dos procedimentos, assumindo como prioridade a melhoria contínua dos processos, com ganhos de eficiência, transparência e eficácia para todas as entidades envolvidas. Desta forma, é fatual que a adesão à Central de Compras da CIMAC continua a afirmar-se como uma mais-valia para os municípios e entidades aderentes, representando um passo consistente no fortalecimento da colaboração intermunicipal e na otimização da contratação pública.