CIMAC entrega Equipamentos Florestais aos Municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Mora e Redondo
Nos dias 7 e 8 de janeiro, a CIMAC efetuou uma nova entrega de Equipamentos Florestais, desta feita aos municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Mora e Redondo. Esta iniciativa surge no âmbito do Procedimento de Concurso Público enquadrado na Operação “Proteção Contra Risco de Incêndios”, com um investimento que orça os 617 705 mil euros e no qual estão envolvidos os municípios do Alentejo Central.
Foram entregues aos municípios 6 Biotrituradores que têm como função triturar os sobrantes da limpeza das faixas de gestão de combustível, bem como o tratamento dos resíduos resultantes dos trabalhos de poda e limpeza de árvores. Estes sobrantes são transformados em estilha ou serradura, voltando a adicionar ao solo as substâncias nutritivas e os minerais.
No passado dia 16 de novembro de 2020 já tinham sido também entregues equipamentos florestais aos municípios de Reguengos de Monsaraz e Portel.
Atendendo às situações de fogos rurais cada vez mais complexas devido às alterações climáticas, a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e os seus municípios associados realizaram uma candidatura conjunta para a aquisição destes equipamentos de combate a incêndios que permitem a limpeza dos espaços rurais, das vias, e das faixas de gestão de combustível (faixas de limpeza de vegetação e redução de arvoredo em espaços florestais e aglomerados populacionais) de forma a evitar ao máximo a ignição e propagação de incêndios rurais.
Este projeto é cofinanciado pelo Alentejo 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.