Chebec – Hacking the Mediterranean economy through CCI
Nos dias 4 e 5 de Abril a CIMAC e os demais parceiros de projecto reuniram em Bolonha para participar na reunião de lançamento onde o projecto Chebec foi oficialmente apresentado. Esta reunião teve como objectivo a troca de informações, tomada de decisões e reflexão sobre aspectos essenciais do lançamento do projecto, nomeadamente, ao nível das tarefas dos parceiros e resultados esperados.
Chebec – Hacking the Mediterranean economy through the Creative and Cultural Sector é um projecto com a duração de 30 meses que reúne 10 parceiros formais e 5 parceiros associados desde França, Itália, Malta, Portugal, Espanha aos Balcãs com a Bósnia Herzegovina e Sérvia.
A abordagem do Chebec vai buscar inspiração aos barcos mais velozes do séc. XVIII usados por comerciantes, mas também por corsários e piratas que navegavam o mediterrâneo. O Chebec procura responder a um dos maiores desafios do sector cultural e criativo no Mediterrâneo: como apoiar o acesso das indústrias culturais e criativas (ICC) a novos mercados mantendo a sua identidade, com a finalidade de favorecer a atractividade dos clusters MED para pessoas e organizações criativas. O Chebec experimentará um programa de apoio integrado para empresas, profissionais e outras organizações do sector, através do desenvolvimento de competências e contactos internacionais.
- O programa inclui um conjunto de ferramentas inovadoras de suporte à internacionalização das ICC:
- Metodologia para acções de mobilidade e organização de eventos de matchmaking;
- Ferramentas de check-up para empresas e profissionais;
- Guia online para apoio a startups do sector;
- Esquema de vouchers de inovação.
Serão realizadas também actividades de capacitação para decisores políticos e organizações de suporte ao sector com o objectivo de melhorar a eficácia da sua acção. Os resultados serão analisados e transferidos ao nível regional alinhados com as prioridades da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI) em cada região parceira, de modo a assegurar um efeito de longo prazo. As organizações parceiras oriundas de várias regiões MED com clusters relevantes no Sector apresentam perfis integrados – autoridades públicas, organizações intermediárias, universidades e ONGs – vasta experiência, sólidas relações com os seus actores regionais e redes europeias.
A parceria:
- ASTER – Itália / Emilia-Romagna (Líder de Projecto)
- A.M.I. – França / Provence-Alpes-Côte d’Azur
- Município de Bolonha (CoBO) – Itália / Emilia-Romagna
- Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) – Portugal / Alentejo
- Universidade de Valencia (UVEG) – Espanha / Comunidad Valenciana
- Região de Lazio – Itália / Lazio
- Agência de Desenvolvimento Económico e Regional e Sarajevo (SERDA) – Bósnia-Herzegovina
- Câmara Oficial de Comércio, Indústria, Serviços e Navegação de Sevilha (CCSEV) – Espanha / Andaluzia
- Barcelona Activa – Espanha / Catalunha
- Arty Farty – França / Rhône-Alpes
5 parceiros associados:
- Representação Permanente do British Council em Portugal – Portugal / Área Metropolitana de Lisboa
- Fundação Valletta 2018 – Malta
- Nova Iskra – Sérvia
- Faculdade de Belas Artes – Universidade de Sevilha – Espanha / Andaluzia
- Instituto de Cultura do Município de Barcelona – Espanha / Catalunha
Próximo Evento do projecto Chebec > Outubro de 2018, organizado pela (CIMAC) Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, em Évora/Portugal (mais informação brevemente) |