Autarquia de Redondo prossegue roteiro cultural pelo concelho com a FUM
Meses depois de serem silenciados por força da pandemia, os instrumentos da centenária Filarmónica União Montoitense (FUM) voltaram a fazer-se ouvir, no último sábado à tarde, na Freguesia de Montoito.
Os músicos da FUM voltaram a celebrar a música e a cultura popular, sob a direção artística do Maestro Luís Pereira, fazendo uma incursão por alguns dos temas mais emblemáticos do seu reportório.
O agrupamento voltou a pisar o Largo 25 de Abril, em Falcoeiras, de onde os munícipes saíram à rua para ver e ouvir a tradição filarmónica que se faz no concelho.
A “marcha” prosseguiu nas Aldeias de Montoito, com paragem obrigatória junto ao Poço Novo e à Sociedade Recreativa 1º de Dezembro.
A atuação da FUM terminou em Montoito, no Parque Infantil e no Coreto, culminando em “casa”, na Sociedade União Montoitense.
O percurso da Filarmónica, com 42 executantes e 22 alunos da escola de música, assinala, assim, o seu regresso aos palcos do concelho, no âmbito de um conjunto de eventos culturais que a Câmara Municipal de Redondo está a organizar, cumprindo as orientações das autoridades sanitárias, com a missão de descentralizar a arte, promover a cultura local e enaltecer a atividade das formações artísticas do concelho.