Alentejo Central promovido em Paris
A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central promoveu o seu território no dia 10 de outubro na Câmara Municipal de Paris, em França, numa noite de gala comemorativa da Constituição da República Portuguesa, organizada pela associação Cap Magellan, em conjunto com a autarquia parisiense e a de Lisboa. A Cap Magellan é uma associação fundada em 1991, composta por jovens luso-descendentes e franceses lusófilos, que tem como objetivos a promoção da língua e da cultura portuguesas e a manutenção de laços fortes entre a França e Portugal.
José Calixto, Vice-presidente da CIMAC e Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, representou o Alentejo Central nesta cerimónia que juntou mais de 800 personalidades de varias áreas, como políticos, empresários e artistas. No seu discurso, o autarca descreveu o Alentejo Central como uma “terra de rica cultura de um povo hospitaleiro: da arte dos chocalhos, dos tapetes de Arraiolos, da cerâmica de Redondo e de S. Pedro do Corval, do Grande Lago de Alqueva, dos mármores de Borba e de Vila Viçosa, das mantas tradicionais de Reguengos de Monsaraz, dos bonecos de Estremoz, dos vinhos que se produzem nos 22 mil hectares de vinhas de qualidade, da excelente gastronomia que incorpora o melhor da histórica dieta mediterrânica”.
José Calixto destacou também o Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade, a cidade de Évora, igualmente Património da Humanidade da UNESCO, o aumento do turismo e os monumentos na vila medieval de Monsaraz, a importância de Reguengos de Monsaraz ter obtido as insígnias de Cidade Europeia do Vinho 2015, a Reserva Dark Sky Alqueva, a primeira reserva mundial de astroturismo certificada pela UNESCO, e a região enquanto destino de enoturismo de referência a nível mundial.
Durante o jantar nesta noite de gala comemorativa da Constituição da República Portuguesa, que teve como temática os sabores do Alentejo, os convidados degustaram os vinhos oficiais da Cidade Europeia do Vinho 2015. O programa integrou a atuação da fadista Luísa Rocha e duetos musicais entre cantores portugueses consagrados, nomeadamente Sérgio Godinho, Paulo Graça e Tiago Bettencourt, com artistas luso-descendentes.
Nesta noite, a Cap Magellan homenageou e entregou prémios a personalidades e entidades que se distinguiram durante o último ano. A Cap Magellan promove ações e atividades nas áreas do emprego, informação e comunicação, cultura, educação, formação e cidadania.