Alentejo, a Volta das Tradições
A apresentação oficial da 34ª Volta Alentejo Crédito Agrícola decorreu ontem, dia 23 de fevereiro, no Palácio D. Manuel.
De 16 a 20 de março as atenções desportivas concentram-se na realização da 34ª Volta Alentejo Crédito Agrícola.
São cinco etapas, mais de 900 quilómetros de corrida, numa organização conjunta entre a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a Podium Events.
Com 22 equipas pré-inscritas, é certo que nenhum dos 175 corredores presentes consta da lista dos já 33 vencedores.
No reforço dos valores de identidade regional, as flores das Festas do Povo de Campo Maior e a Arte Chocalheira de Alcáçovas juntam-se aos Chapéus Alentejanos nas cerimónias de pódio que diariamente celebram as conquistas do pelotão da “Alentejana”.
Esta 3ª feira, 23 de fevereiro, durante a apresentação da 34ª Volta Alentejo Crédito Agrícola, no Palácio D. Manuel, em Évora, a presidente da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Hortênsia Menino, relembrou que “Do ponto de vista desportivo a Volta ao Alentejo está completamente consolidada no calendário nacional e internacional do ciclismo. Mas, ainda assim, há sempre lugar à renovação, sobretudo graças à diversidade patrimonial do Alentejo. Da montanha ao litoral, das planícies às encostas, a riqueza natural e arquitetónica permitem continuar a explorar, a cada primavera, um território imenso que é o Alentejo.”
Joaquim Gomes, diretor técnico da prova, chama a atenção para as dificuldades que se concentram no início da competição: “Fica provado que o Alentejo, ou parte dele, também pode ser bastante montanhoso. As características orográficas do percurso entre Portalegre e Castelo de Vide permitem fazer metade das oito contagens do prémio da montanha desta corrida. Os candidatos à vitória terão de provar o bom momento de forma para não serem surpreendidos.”
Legenda da Fotografia (esquerda para direita)
Delmino Pereira (Federação Portuguesa de Ciclismo), António Landeiro (Câmara Municipal de Portalegre), Joaquim Gomes (Diretor da Prova), Élia Mira (Câmara Municipal de Évora), Hortênsia Menino (CIMAC) José Santos (Turismo do Alentejo) e José Manuel Grilo (Câmara Municipal de Portel).
Fonte: Gabinete de Imprensa – Podium Events