Início » Oportunidades de Financiamento/Apoio
Partilhamos aqui algumas informações genéricas que consideramos pertinentes sobre entidades e programas que prestam apoio pontual e regular a projetos e entidades artísticas e culturais. Por outro lado, temos também um diretório de contactos dos 14 Municípios do Alentejo Central para pedidos de apoio pontuais ou regulares.
Sobre outras oportunidades de financiamento, calls abertas, concursos, workshops e mais, remetemos para a secção de Notícias da Plataforma Cultural e Criativa do Alentejo Central, onde regularmente publicamos notícias de interesse para o sector.
Por defeito, o primeiro artigo encontra-se já aberto para leitura, mas caso queira ver mais basta carregar na seta do lado direito na barra de título para ver os restantes artigos desta secção.
No final de cada artigo, caso não tenha encontrado o que procura, encontra um link para um formulário de contacto onde pode expor as suas questões a que tentaremos responder.
A Câmara Municipal de Alandroal, de momento, apenas dá apoio logístico à realização de eventos. Para esse efeito deverá ser contactada através do email geral@cm-alandroal.pt ou através do telefone 268 440 040.
Para poder beneficiar de apoios do Município, é necessária Inscrição no Registo Municipal das Associações e Coletividades (RMAC), a entregar no Balcão Único do Município de Borba.
Formulário (no separador Cultura e desporto): https://www.cm-borba.pt/servicos/balcao-unico/requerimentos/
Os apoios a conceder pelo Município de Borba através do Programa de Apoio ao Associativismo e Coletividades (PAAC) configuram a seguinte natureza:
O período ordinário de candidaturas ocorre, anualmente, entre os dias 1 de janeiro e 15 de fevereiro.
As candidaturas são apresentadas mediante o preenchimento de formulário disponibilizado pelo município e entregues no Balcão Único, na Praça da República, 7150-249 Borba.
Regulamento e Formulário: https://www.cm-borba.pt/municipe/areas-de-acao/associativismo/programa-de-apoio-as-associacoes-e-coletividades/
Para poder beneficiar de apoios do Município, é necessário registo na Divisão de Desenvolvimento Sociocultural, Educativo e Desportivo – Sector de Desenvolvimento Cultural.
Os apoios a prestar pelo Município de Estremoz no âmbito do Programa de Apoio à Cultura no Concelho de Estremoz (PACCE), consistem em:
Os apoios a prestar pelo Município de Estremoz no âmbito do PACCE revestem-se na forma de apoios financeiros que se destinam exclusivamente a Atividades e Equipamento.
Consideram-se Programas de Desenvolvimento Cultural:
a) Os planos regulares de ação das entidades que fomentam o desenvolvimento de atividades culturais;
b) Os planos de ação específica destinados a promover e divulgar a atividade cultural, a organizar eventos com interesse social e cultural relevante ou a apoiar a participação de agentes culturais locais em eventos nacionais ou internacionais;
c) A aquisição de equipamento indispensável ao seu desenvolvimento;
d) As iniciativas que visem o desenvolvimento cultural, nomeadamente nos domínios da formação, da documentação, da investigação ou das relações com organismos internacionais.
As candidaturas são obrigatoriamente apresentadas em formulários próprios, fornecidos pelos serviços municipais, e acompanhadas pelos documentos necessários. Para os apoios a “Programa de Desenvolvimento Cultural”, as candidaturas serão constituídas, obrigatoriamente, pelos seguintes documentos: Ficha de Identificação, Programa de Desenvolvimento Cultural, Cronogramas e Fichas de Candidatura às áreas candidatadas.
Os prazos para apresentação das candidaturas para Programas de Desenvolvimento Cultural são de 1 a 30 de Novembro do ano anterior a que diz respeito a candidatura;
Regulamento: https://www.cm-estremoz.pt/anexos/view/regulamento-do-programa-de-apoio-a-cultura-no-concelho-de-estremoz
Mais em: https://www.cm-estremoz.pt/pagina/camara-municipal/cultura-desporto-e-juventude
Para mais informações, contatar o Gabinete e Apoio ao Desenvolvimento Económico e Candidaturas, Edifício dos Paços do Concelho – Rossio Marquês de Pombal – 7100-513 Estremoz, ou cultura@cm-estremoz.pt.
Para poderem beneficiar de apoios enquadrados no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, as entidades devem proceder a registo: https://www.cm-mourao.pt/wp-content/uploads/2021/07/Ficha-de-Inscricao-Registo-Municipal.pdf
E, caso utilizem instalações municipais ou pretendam candidatar-se aos apoios, a inscrição deverá ser atualizada até 1 de Março de cada ano.
Os programas de apoio incluem as seguintes modalidades:
As candidaturas deverão ser feitas entre 15 de Outubro e 15 de Dezembro de cada ano, com exceção das candidaturas ao programa de apoio a atividades de carácter pontual, que deverão ser efetuadas com a antecedência mínima de um mês sobre a data da sua realização.
As candidaturas são formalizadas através do preenchimento de formulários próprios disponibilizados pelos serviços do Município e entregues pessoalmente no Balcão Único ou expedidas, por correio registado com aviso de receção, para a Unidade Orgânica Sociocultural e Desportiva do Município de Mourão, dentro dos prazos previstos.
Regulamento: https://www.cm-mourao.pt/wp-content/uploads/2020/06/regulamento-municipal-de-apoio-ao-associativismo.pdf
Formulário: https://www.cm-mourao.pt/wp-content/uploads/2021/07/Formulario-de-Apoio-ao-Associativismo.pdf
Os apoios previstos no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo destinam-se a associações com sede no concelho que promovam atividades sociais, culturais e desportivas de manifesto interesse para o concelho ou que, tendo sede fora do Município de Portel, promovam atividades ou iniciativas de reconhecido interesse para e/ou no Concelho, sendo constituídos por:
a) Apoios à execução do plano de atividades;
b) Apoios à realização de projetos e ações pontuais;
c) Apoios à aquisição, construção, conservação ou remodelação de instalações;
d) Apoios à aquisição de equipamento ou material de transporte;
e) Apoios à gestão das associações
As candidaturas deverão ser apresentadas até 31 de janeiro ou até 15 de setembro consoante o período de atividade das associações.
A candidatura a apoios à realização de Projetos e Ações Pontuais deverá ser apresentada à Câmara Municipal com uma antecedência mínima de 30 dias em relação à data prevista de realização do projeto ou ação.
As candidaturas são formalizadas através do preenchimento de formulário próprio disponibilizados pelos serviços do Município e entregues na Divisão de Desenvolvimento Económico e Social.
Regulamento: https://www.cm-portel.pt/wp-content/uploads/2020/07/regulamento-apoio-ao-associativismo.pdf
A Câmara Municipal de Redondo está em fase de elaboração do Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo do Concelho de Redondo.
No entanto, as entidades culturais locais enviam anualmente o Plano de Atividades constando do mesmo os apoios que pretendem por parte da Câmara Municipal.
Regulamento do Centro Cultural de Redondo em https://www.cm-redondo.pt/wp-content/uploads/2020/07/Regulamento-do-Centro-Cultural-de-Redondo-aprovado.pdf
Nos casos em que a Câmara Municipal se constitui como entidade colaboradora, apoiante/patrocinadora ou coprodutora de uma determinada iniciativa/candidatura/projeto, a utilização do Auditório e Foyer será gratuita, assim como a utilização dos equipamentos de som, luz e vídeo, não esquecendo o respetivo acompanhamento dos técnicos de sala.
Esta situação aplica-se, em larga medida, no âmbito das candidaturas que as entidades artísticas (regionais e nacionais) apresentam às diferentes modalidades de apoio “lançadas” pelo Governo e a CM reconhece o interesse e pertinência de participação e acolhimento do projeto/espetáculo.
Sendo impossível de prever toda a diversidade de utilizações que possam vir a ser objeto de pedidos de cedência, a Câmara de Redondo reserva-se o direito de apreciar os mesmos em função das atribuições e competências autárquicas, do interesse cívico, cultural ou outro das iniciativas assim como da oportunidade das mesmas.
Para mais informações contacte o Município através do email geral@cm-redondo.pt ou do telefone 266 989 210.
Para poderem beneficiar de apoios enquadrados no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, as entidades devem proceder a registo em https://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/wp-content/uploads/2020/07/Requerimento_Registo-Municipal-de-Associa%C3%A7%C3%A3o.pdf e, caso utilizem instalações municipais ou pretendam candidatar-se aos apoios, a inscrição deverá ser atualizada até 1 de Março de cada ano.
Os programas de apoio incluem as seguintes modalidades:
a)Programa de apoio ao desenvolvimento associativo;
b)Programa de apoio a infraestruturas;
c)Programa de apoio a equipamentos e modernização associativa;
d)Programa de apoio a atividades e eventos de carácter pontual.
As candidaturas deverão ser feitas entre 15 de outubro e 15 de dezembro de cada ano, com exceção das candidaturas ao programa de apoio a atividades de carácter pontual, que deverão ser efetuadas com a antecedência mínima de um mês sobre a data da sua realização.
As candidaturas deverão ser entregues pessoalmente no Balcão Único ou expedidas, por correio registado com aviso de receção, para a Unidade Orgânica de Cultura, Educação e Desporto ou para a Unidade Orgânica de Solidariedade Social do Município de Reguengos de Monsaraz, consoante da natureza da associação, dentro dos prazos previstos no presente Regulamento.
Mais informação: https://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/municipe/associativismo/programa-de-apoio-ao-associativismo/
A formalização das candidaturas aos apoios enquadrados no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo é feita na Unidade de Apoio ao Desenvolvimento Económico do Município de Vendas Novas, através de formulário próprio, sendo que a sua entrega deverá ser feita preferencialmente pelos meios digitais (email).
Regulamento: https://www.cm-vendasnovas.pt/wp-content/uploads/2020/07/reg-associativismo-altera%C3%A7%C3%A3o-pdf.vf_.pdf
Formulário: https://www.cm-vendasnovas.pt/wp-content/uploads/2021/02/RE011E02-candidatura-associativismo.pdf
Mais informações: associativismo@cm-vendasnovas.pt ou 265 807 700.
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