Skip to main content

Webinar#1 – Avaliação da Sensibilidade Climática

Atualizado em 19/12/2022

A qualidade da análise da exposição aos riscos climáticos será tanto maior quanto o conhecimento disponível sobre o território de cada concelho, a distribuição espacial dos riscos e as suas implicações.

Nesse sentido, foi produzida a seguinte cartografia:

  • Territorialização do perigo atual no concelho associado a cada um dos riscos climáticos;
  • Suscetibilidade atual de cada uma das freguesias a cada um dos riscos climáticos;
  • Suscetibilidade futura de cada uma das freguesias a cada um dos riscos climáticos.

A tarefa seguinte consiste no preenchimento das matrizes de análise da suscetibilidade atual e futura ao risco a ser desenvolvida pelos técnicos municipais afetos ao projeto. Serão avaliados quais os riscos mais significativos para cada Concelho, as Freguesias com maior suscetibilidade, as características mais relevantes dos territórios e áreas com maior exposição aos riscos, a tendência de evolução e agravamento dos riscos e os potenciais conflitos gerados pela sua evolução.

O projeto Adapta.Local.CIMAC – Planeamento da Adaptação Climática Municipal no Alentejo Central’, candidatado ao Aviso de Concurso ‘Small Grant Scheme #3 – Projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local’, lançado no âmbito do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono (Programa Ambiente), tem uma duração de 24 meses, um custo total de 225 325,00€, e é cofinanciado a 85% (191.526,25€) pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE / EEA Grants).