Cimac

Destaques
VER +

Notícias

Seminário Final | Adapta.Local.CIMAC (02.06.2023)

Seminário Final | Adapta.Local.CIMAC (02.06.2023)

O Seminário Final do projeto Adapta.Local.CIMAC - Planeamento da Adaptação Climática Municipal no Alentejo Central dedicado à apresentação dos Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas irá decorrer no próximo dia 02 de junho (sexta-feira), a partir das 09h30, no Auditório principal da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-A). O projeto Adapta.Local.CIMAC - Planeamento da Adaptação Climática Municipal no Alentejo Central tem como principais objetivos: Promover a integração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo Central à escala municipal; Dotar os municípios do Alentejo Central de um instrumento estratégico e operacional de adaptação às alterações climáticas que aumente a resiliência local; Promover a integração da adaptação às alterações climáticas nos Instrumentos de Gestão Territorial; Definir um quadro operacional de adaptação às alterações climáticas a implementar até 2030; Aumentar a capacidade adaptativa dos municípios promovendo a capacitação dos técnicos municipais no domínio da adaptação climática local; Aumentar a sensibilidade e a preparação dos atores locais e regionais para lidarem com as implicações das alterações climáticas. E três componentes principais: Elaboração dos Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas; Programa de capacitação em planeamento e montagem de operações de adaptação às alterações climáticas; Sensibilização regional e local para as alterações climáticas. Proceda à sua inscrição preenchendo o seguinte formulário (data limite 26.05.2023): Formulário de Inscrição
17 de Maio
Projeto Adapta.Local.CIMAC na imprensa (Revista Poder Local)

Projeto Adapta.Local.CIMAC na imprensa (Revista Poder Local)

A edição de 2023 da Revista Poder Local distribuída juntamente com as edições de 25 de março do Diário de Notícias e Jornal de Notícias e dedicada ao tema do Ambiente e Adaptação às Alterações Climáticas contou com uma entrevista ao Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC, Carlos Pinto de Sá, em que foi abordada a mobilidade sustentável, a transição energética e a adaptação às alterações climáticas no Alentejo Central. Carlos Pinto de Sá explicou a aposta e projetos da CIMAC e dos 14 municípios do Alentejo Central no âmbito do desenvolvimento e mobilidade sustentável, da eficiência energética e do processo de adaptação às alterações climáticas. Na mobilidade destaca-se a assunção, por delegação dos municípios, da competência de Autoridade de Transportes responsável pelos serviço público de transportes, da participação da CIMAC na rede piloto de mobilidade elétrica, da execução do PART, que garante descontos que variam entre os 40% no transporte ferroviário e 60% no transporte rodoviário incentivando o uso de transportes públicos e reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa e a pegada de carbono. No âmbito da eficiência energética foi destacado o projeto JALON (Programa LIFE) cujo objetivo é a criação de comunidades energéticas a uma escala regional procurando promover a autoprodução de energia e a elaboração do Plano de Eficiência Energética do Alentejo Central que numa das suas ações principais conduziu à substituição de 55.000 luminárias públicas convencionais por tecnologia LED diminuindo o consumo elétrico da iluminação pública em 73% com a consequente redução da pegada carbónica. Relativamente ao processo de adaptação às alterações climáticas a CIMAC elaborou em 2018 o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo Central (PIAAC-AC) sendo que neste momento e no âmbito do projeto Adapta.Local.CIMAC, está a trabalhar em conjunto com os 14 municípios do Alentejo Central o desenvolvimento dos Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas que permitirá identificar a estratégia e plano de ação de cada município para promover e executar ações de adaptação com a finalidade de tornar o território mais resiliente e preparado para o futuro. Pode consultar a edição 2023 da Revista Poder Local aqui.    
30 de Março
Webinar#8 – Gestão, Acompanhamento e Avaliação (16.01.2023)

Webinar#8 – Gestão, Acompanhamento e Avaliação (16.01.2023)

Realiza-se no próximo dia 16 de janeiro, o Webinar#8 – Gestão, Acompanhamento e Avaliação do projeto Adapta.Local.CIMAC – Planeamento da Adaptação Climática Municipal no Alentejo Central. O Webinar#8 é parte integrante do Programa de Capacitação em Adaptação às Alterações Climáticas e dirige-se aos técnicos dos 14 municípios do Alentejo Central. A definição do modelo de gestão, acompanhamento e avaliação de cada um dos Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas permitirá: Assegurar o regular acompanhamento da implementação dos Planos Municipais por parte das autarquias, partilhando informação relevante, incentivando à concertação entre atores e apoiando os promotores na elaboração das candidaturas aos diversos instrumentos financeiros de apoio; Realizar o processo de monitorização e avaliação dos Planos Municipais; Apreciar as evoluções climáticas, das vulnerabilidades e da capacidade adaptativa em cada município; Identificar insuficiências e obstáculos na concretização dos Planos Municipais e apontar medidas que as permitam ultrapassar. O projeto tem uma duração de 24 meses e é cofinanciado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants Portugal). Liderado pela CIMAC, em parceria com o CEDRU e a International Development Norway, o projeto tem como principais objetivos dotar cada um dos municípios do Alentejo Central de um instrumento estratégico e operacional de adaptação às alterações climáticas, capacitar os técnicos municipais no domínio da adaptação climática local e aumentar a sensibilidade e a preparação dos atores locais e regionais para lidarem com as implicações das mudanças climáticas. Programa do Webinar#8:
9 de Janeiro