Realizou-se no dia 20 de janeiro de 2022 o Webinar#4 – Territórios Vulneráveis Prioritários no âmbito do projeto Adapta.Local.CIMAC – Planeamento da Adaptação Climática Municipal no Alentejo Central.
O Webinar #4 é parte integrante do Programa de Capacitação em Adaptação às Alterações Climáticas e dirige-se aos técnicos dos 14 municípios do Alentejo Central. Foi realizado em formato online com gravação e disponibilização posterior na plataforma de gestão do projeto.
A avaliação e identificação de impactes e vulnerabilidades futuras e a sua representação cartográfica e espacial permite identificar territórios vulneráveis prioritários para os quais sejam definidas ações-piloto de adaptação às alterações climáticas, com caráter prioritário, experimental ou de demonstração/indução. O processo passa por converter os dados de risco atual e futuro, sensibilidade e capacidade adaptativa num índice sintético, por tipo de risco e posteriormente obter a sua representação espacial, à escala da freguesia. A identificação de áreas de risco atual e futuro é fundamental para definir medidas de salvaguarda adequadas, ou para programar a ocupação bem-adaptada dos territórios vulneráveis, tendo em consideração não apenas os dados históricos e a situação de referência, mas também projeções de cenários climáticos futuros.
O projeto Adapta.Local.CIMAC – Planeamento da Adaptação Climática Municipal no Alentejo Central’, candidatado ao Aviso de Concurso ‘Small Grant Scheme #3 – Projetos para reforçar a adaptação às alterações climáticas a nível local’, lançado no âmbito do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono (Programa Ambiente), tem uma duração de 24 meses, um custo total de 225 325,00€, e é cofinanciado a 85% (191.526,25€) pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE / EEA Grants).