No âmbito do Transforma, a Associ’arte dá hoje, dia 5 de novembro, início às atividades que prevêem a criação de um grupo de interpretação vocal e instrumental orientado por um mestre.
O repertório será baseado no cancioneiro tradicional alentejano e nos instrumentos ligados à tradição musical alentejana.
A ação tem início em Alandroal e Borba, dois dos quatro concelhos do distrito de Évora que abrangem esta ação de inclusão pela cultura na vertente de Música, a qual decorrerá ao longo de 18 meses nos municípios que integram a CIMAC.
Trimestralmente será realizado um encontro dos grupos de cada município, onde serão feitas apresentações públicas dos participantes, cuja inclusão na ação resulta dos critérios associados aos grupos-alvo do Transforma.
O Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, coordenado pela CIMAC, e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu no âmbito do Alentejo 2020, pretende promover a inclusão junto de grupos em situação de exclusão social, identificados no Diagnóstico Social do Alentejo Central-2017, através de uma abordagem integrada entre cultura e inclusão social num contexto predominantemente rural e de baixa densidade. O Programa Transforma visa, igualmente, envolver as comunidades do Alentejo Central de forma alargada, contribuindo desta forma para uma verdadeira inclusão através da cultura.