Setembro (2ª quinzena) a dezembro de 2021
Esta ação de inclusão pela cultura terá início a partir da segunda quinzena de setembro e visa como público-alvo a população sénior de quatro freguesias rurais do Município de Évora: Nossa Senhora de Machede, Nossa Senhora da Tourega, S. Sebastião da Giesteira e S. Bento do Mato, designadamente os utentes dos respetivos Centros de Dia, elementos de coletivos informais ou mesmo público mais jovem e em geral, promovendo relações intergeracionais e de território.
Será feita uma aproximação inicial aos utentes das quatro instituições, com o intuito de promover a sua participação nas oficinas de teatro. Esta primeira fase da ação de inclusão pela cultura decorrerá em três etapas: “animações teatrais participativas”, “participantes ativos” e “apresentações com público”. O PIM -Teatro terá em conta a aplicação das medidas preconizadas pela Direção Geral de Saúde, em matéria de SARS-CoV-2, no decorrer das atividades.
As animações teatrais recorrem à técnica do «palhaço relacional», com a qual se desenvolve uma relação horizontal entre espetador e ator, onde o encontro entre iguais, baseado no jogo, é o pilar da relação. Utilizando os princípios do palhaço relacional, o objetivo é construir uma série de personagens capazes de interagir e criar cumplicidades entre animadores e público.