CENDREV – Memórias dos Bonecos no Alentejo Central
O CENDREV – Centro Dramático de Évora encontra-se a desenvolver atividades no âmbito da ação de inclusão na vertente de Teatro e Marionetas do Transforma, que decorrem em 8 freguesias dos concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz e Vila Viçosa.
O ponto de partida foi a apresentação de 8 espetáculos dos Bonecos de Santo Aleixo nos municípios e freguesias dos concelhos de onde estes são originários. A realização de “oficinas de memória coletiva” com o propósito de estimular e registar a expressão das memórias dos principais beneficiários da Ação – os idosos – no que diz respeito a esta expressão artística tradicional a que os Bonecos de Santo Aleixo dão vida, permitiu reativar as memórias da comunidade referentes a esta expressão artística, estimulando a noção de pertença deste património junto das populações mais jovens.
Com o objetivo de motivar encontros intergeracionais à volta da memória desta expressão de identidade cultural do Alentejo, a equipa alocada ao projeto deslocou-se às 8 freguesias e estabeleceu contacto direto com os locais. Em torno dos Bonecos foi feito o registo das histórias e relatos dos populares, em formato de entrevista, e a recolha de imagens em vídeo e fotografia.
Com o mote de calendarizar e divulgar os 8 espetáculos, imprimiram-se cartazes à mão para comunicar a data e locais dos espetáculos; esta solução artística que remonta a outros tempos aviva as memórias passadas e foi inspirada no trabalho sintético e informativo das tipografias de meados do século XX, aplicando a técnica de stencil ou escantilhão, muito utilizada para reproduções efémeras. A acompanhar os cartazes foram feitos painéis em madeira com ilustrações inspiradas nos Bonecos de Santo Aleixo, mais uma vez com o intuito de estimular as memórias dos habitantes locais.
Os espetáculos decorreram entre abril e julho nas freguesias de Capelins e Terena (Alandroal), Orada e Rio de Moinhos (Borba), Veiros e Arcos (Estremoz) e Bencatel e S. Romão (Vila Viçosa).
Logo após a apresentação dos espetáculos e em dias subsequentes, a equipa continuou a registar as memórias dos principais beneficiários da ação – os idosos – e usufruiu da diversidade do público presente para concretizar o encontro de memórias intergeracionais em volta dos Bonecos de Santo Aleixo.
A equipa do CENDREV constatou a pertinência do projeto para estas populações mais isoladas e esquecidas, verificando um entusiamo marcante quando foram ouvidas as suas memórias, realçando a importância da partilha destas vivências, com a sua própria comunidade e com a equipa.
Esta ação de inclusão terminará com a realização de um vídeo e um caderno por cada localidade a partir do material recolhido e a apresentação deste trabalho à população das 8 localidades.