Mediação Cultural – Workshop sobre minorias étnicas
O terceiro de uma série de três workshops previstos no âmbito da implementação do projeto de Mediação Cultural no Alentejo Central, decorrente do Transforma, decorreu na Biblioteca Municipal de Estremoz, no dia 13 de junho.
A orientação deste workshop este a cargo de Rogério Roque Amaro, doutorado em Economia e professor do ISCTE, membro da RIPESS – Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária e da RIUESS – Rede Interuniversitária de Economia Social e Solidária e membro fundador da RPES – Rede Portuguesa de Economia Solidária.
É também membro da Comissão Científica do CEI – IUL, Centro de Estudos Internacionais do ISCTE – IUL, coordenando a linha de investigação “Globalization and Economics”. É membro fundador do CEESA – Centro de Economia Solidária do Atlântico, presidindo à sua Comissão Científica. Colabora e apoia vários projetos e iniciativas de Desenvolvimento Comunitário e de Economia Solidária.
Rogério Amaro centrou a sua exposição nas seguintes temáticas:
- As problemáticas das Minorias Étnicas e das Migrações no Mundo atual e em Portugal e na Região do Alentejo Central;
- A presença histórica das Comunidades Ciganas em Portugal e na Região e as suas principais características, desconhecimentos, preconceitos e desafios;
- Os movimentos migratórios mais recentes em Portugal e na Região e os seus principais desafios;
- Os caminhos e as estratégias de promoção de diálogos interculturais no país e na Região e a sua importância vital no século XXI;
- O papel importante e específico das autarquias locais, das escolas, das organizações da sociedade civil, das igrejas…
Mediação Cultural no Alentejo Central
Este projeto prevê a implementação de 3 eixos de intervenção, nos quais os 14 municípios do Alentejo Central irão participar, de forma diversa e adequada às suas necessidades e interesse: por um lado, um eixo transversal onde se incluem estes 3 workshops, que pretende introduzir as temáticas e práticas da mediação cultural ao serviço da resolução das principais problemáticas sociais identificadas no Alentejo Central; por outro lado, um eixo vocacionado para o desenvolvimento de programação cultural inclusiva, associada a lugares ou espaços identificados pelos municípios; e finalmente um eixo de intervenção a desenvolver em conjunto com os Agrupamentos de Escolas e cujo objetivo central é a capacitação de professores e artistas para o desenvolvimento de pedagogias criativas.
Objetivos dos Workshops
Promover a colaboração intersectorial na análise e na articulação dos problemas sociais com as propostas de intervenção cultural e, sensibilizar os agentes culturais e a comunidade local para os preconceitos e comportamentos enraizados que perpetuam a discriminação da diferença e a desconsideração da voz dos mais vulneráveis, sejam eles os idosos, as minorias étnicas ou os jovens que se afastam dos percursos padronizados, são os grandes objetivos destes workshops.
Cada um dos workshops pretende abordar temas diferentes, associados a cada uma das três problemáticas sociais mais evidentes no Alentejo Central e abordar propostas de intervenção cultural para cada uma destas problemáticas.