Mediação Cultural – Workshop sobre população jovem
Teve lugar no passado dia 6 de junho no Pavilhão Multiusos de Arraiolos, o segundo de uma série de três workshops previstos no âmbito da implementação do projeto de Mediação Cultural no Alentejo Central, decorrente do Transforma.
Em torno das problemáticas associadas à população jovem, o workshop dividiu-se em dois momentos de apresentação: Teresa Seabra e Luísa Veloso, sociólogas, professoras e investigadoras no ISCTE, propuseram uma reflexão em torno dos jovens e da sua relação com a educação, através dos seguintes pontos:
– A diversidade juvenil e os diferentes modos de relação com a escolaridade
– A produção social do insucesso e abandono escolares
– Pistas para uma melhoria da integração escolar: a articulação e a confluência dos esforços em curso no território, procurando evidenciar o que se poderá fazer e o que deverá ser evitado
– Apresentação e debate em torno do projeto Sete Anos Sete Escolas, de Cláudia Dias, um projeto desenvolvido tendo por base a articulação entre as práticas artísticas e a promoção de uma cidadania ativa nas escolas.
Inês Barahona, licenciada em Filosofia e Mestre em Estética e Filosofia da Arte, integrou o Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém, onde desenvolveu, entre 2005 e 2008, projetos de relação entre as artes e a educação para público escolar, familiar e especializado. No primeiro momento do workshop, Inês Barahona colocou questões como: Quem são os jovens adolescentes? Do que gostam? Quem são os seus adultos de referência? O que os motiva? Como é que estes jovens adolescentes vêm até nós, até às nossas instituições? Como é que delas têm conhecimento? Como é que se mantêm fiéis utilizadores e consumidores da oferta que temos disponível? Como se tornam críticos? Como integrá-los em cadeias de decisão, de aconselhamento, de pensamento, de estratégia?
Nesta apresentação foram reveladas estratégias que artistas diversos utilizaram, com sucesso e falhanço, na procura de resposta a estas questões (e ainda outras).
Foi proposto que os participantes procurassem, com os seus recursos, mas mudando as fórmulas, novas respostas, inventivas e criativas, para velhos problemas.
Mediação Cultural no Alentejo Central
Este projeto prevê a implementação de 3 eixos de intervenção, nos quais os 14 municípios do Alentejo Central irão participar, de forma diversa e adequada às suas necessidades e interesse: por um lado, um eixo transversal onde se incluem estes 3 workshops, que pretende introduzir as temáticas e práticas da mediação cultural ao serviço da resolução das principais problemáticas sociais identificadas no Alentejo Central; por outro lado, um eixo vocacionado para o desenvolvimento de programação cultural inclusiva, associada a lugares ou espaços identificados pelos municípios; e finalmente um eixo de intervenção a desenvolver em conjunto com os Agrupamentos de Escolas e cujo objetivo central é a capacitação de professores e artistas para o desenvolvimento de pedagogias criativas.
Objetivos dos Workshops
Promover a colaboração intersetorial na análise e na articulação dos problemas sociais com as propostas de intervenção cultural e, sensibilizar os agentes culturais e a comunidade local para os preconceitos e comportamentos enraizados que perpetuam a discriminação da diferença e a desconsideração da voz dos mais vulneráveis, sejam eles os idosos, as minorias étnicas ou os jovens que se afastam dos percursos padronizados, são os grandes objetivos destes workshops.
Cada um dos workshops pretende abordar temas diferentes, associados a cada uma das três problemáticas sociais mais evidentes no Alentejo Central e abordar propostas de intervenção cultural para cada uma destas problemáticas.