Eborae Musica com Ação de Inclusão na Escola Ferreira Patrício, em Évora
A Eborae Musica encontra-se a desenvolver atividades no âmbito da ação de inclusão na vertente de Música do Transforma, com sessões a decorrer na Escola Básica Manuel Ferreira Patrício, em Évora. Estas atividades realizam-se em articulação com os coordenadores, assistente social e outros técnicos da Escola que trabalham com a turma do programa PIEF, concretizadas em estreita ligação com a estrutura de direção, direção pedagógica e corpo docente ali existente. Os alunos desta e de uma turma de 5.º ano são o público-alvo da ação cuja finalidade é a criação de um grupo para aprendizagem de percussão e de um grupo para aprendizagem de guitarra, desejo manifestado pelos jovens aquando de uma visita ao Conservatório da Eborae Musica.
Utilizar o ensino da música com o objetivo de promover o desenvolvimento criativo e expressivo dos participantes, aumentar a autoestima e proporcionar um crescimento interpessoal e afetivo, a par de uma componente importante para a inclusão social, são alguns dos objetivos desta ação de inclusão pela Música. No dia 5 de abril foi realizada uma sessão com o grupo de percussão constituído por alunos das duas turmas, com orientação do monitor/formador André Domingos, e presenciada por representantes da CIMAC e da Eborae Musica.
A entidade encontra-se a desenvolver mais atividades no âmbito desta ação de inclusão pela Música: com a Associação Chão dos Meninos e a Associação de Idosos e Reformados do Bairro do Bacelo, em Évora; com a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Igrejinha, em Arraiolos, e, em Montemor-o-Novo com a Cercimor.