Dança Inclusão em Montemor-o-Novo com a CDCE
Continuam a decorrer as sessões promovidas pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE), no âmbito das ações de inclusão desenvolvidas em 9 municípios do Alentejo Central, na vertente de Dança do Programa Transforma, projeto que a Companhia designou de Dança Inclusão.
No dia 10 de março a CIMAC acompanhou a sessão com utentes da Associação 29 de Abril, em Montemor-o-Novo, monitorizada por Rafael Leitão, da CDCE.
As atividades desta ação de inclusão pela Dança, decorrem em várias etapas:
- Apresentação do projeto à comunidade / grupo-alvo
- Oficina dos Sentidos
- Oficina de Dança inclusiva para pessoas portadoras de deficiência (fase atual)
- Visitas culturais
- Oficina de criação de uma apresentação pública de dança
- Apresentação pública
- Reflexão e Futuro
A atividade Dança Inclusão traduz uma atuação continuada ao longo de 16 meses, de outubro de 2021 a fevereiro de 2023, apresentando-se como um laboratório humano por excelência, e que corporiza a metodologia de intervenção da CDCE para a inclusão. Trata-se de um projeto de integração social que considera a Dança como agente promotor e facilitador da inclusão social junto de 3 grupos de indivíduos, em situação de exclusão social, residentes em diversas geografias da região do Alentejo Central. Esta ação aborda a vivência da linguagem expressiva e performativa da dança, do movimento contemporâneo, numa perspetiva do autoconhecimento, sociabilização, e desenvolvimento de relações interpessoais.
Dois grandes temas orientam as sessões de trabalho prático em dança: o corpo como centro de ação, o corpo como base de expressão e comunicação. São oferecidas possibilidades de realização de “trabalhos” práticos, de criação individual, com um tratamento expressivo-comunicativo, mais que técnico-artístico. Os métodos de ensino da oficina situam-se entre as vertentes comunicativa-expressiva e pedagógica.