1.º Debate do programa Transforma: Cultura, Proximidade e Inclusão
Apresentação de Ações de Inclusão pela Cultura desenvolvidas no âmbito do programa Transforma
No passado dia 25 de novembro no Auditório da CCDR Alentejo em Évora, teve lugar o primeiro debate organizado pela CIMAC, no âmbito do Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central.
Esta sessão contou com os diversos agentes culturais que promoveram 10 ações de inclusão pela cultura, em várias vertentes artísticas, e que apresentaram o resultado do trabalho realizado nos municípios do Alentejo Central impactados por estas ações.
As ações de inclusão pela cultura fazem parte de um conjunto alargado de atividades deste programa que tem como destinatários finais grupos mais expostos a situações de exclusão social, contudo, os seus conteúdos visam ainda envolver as comunidades dos 14 municípios da região do Alentejo Central de forma alargada, contribuindo para uma verdadeira inclusão através da cultura.
O Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central prevê o desenvolvimento de 26 ações de inclusão pela cultura, promotoras da inclusão social por via das artes em diversas vertentes artísticas: Fotografia, Pintura, Escultura e Desenho, Audiovisual, Criação Literária e Edição, Música, Dança, Teatro, Produção Artesanal, Cruzamentos Transdisciplinares.
O debate contou com as declarações do Presidente da CIMAC, Luís Dias, e da técnica superior da área da Cultura da CIMAC, Ana Isa Coelho, e reuniu ainda um diverso grupo de agentes culturais, para as apresentações do trabalhado desenvolvido: Oficinas do Convento, Malvada Associação Artística, SOIR Joaquim António D’Aguiar, Associação Pó de Vir a Ser, Associação Sociedade do Bem, PIMTAÍ – Associação Cultural e a Associação Monte da AmOrada. Foram ainda convidados a assistir ao debate os agentes culturais que, mais recentemente, iniciaram ações de inclusão pela cultura: Eborae Música, Companhia de Dança Contemporânea de Évora, Associação 100% Aventura, Marca ADL, Associ’Arte, Alma D’Arame, Fundação Eugénio de Almeida, Terras Dentro ADI, Fénix Associação dos Músicos de Redondo, ExQuorum.
O Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central, coordenado pela CIMAC, e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu no âmbito do Alentejo 2020, pretende promover a inclusão social junto de populações excluídas ou isoladas, através de uma abordagem integrada entre cultura e inclusão social num contexto predominantemente rural.