Ação de Inclusão na Vertente Fotografia – Malvada Associação Artística – Retratos de Alandroal
Retratos de Alandroal
Topofilias – projeto de fotografia com seniores
A exposição ‘Retratos de Alandroal’, com fotografias da autoria de José Miguel Soares, inaugurada em 30/10/2021 no Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, resulta de um longo processo criativo e de inclusão com seniores, integrado no projeto ‘Topofilias’. Neste concelho, o processo estendeu-se por Alandroal, Terena, Hortinhas e Juromenha, onde foram realizadas sessões de partilha e de mapeamento com os participantes, nas quais se registaram fotografias e objetos e se realizaram retratos junto das suas casas, em jardins e espaços públicos. Identificaram-se espaços através dos testemunhos recolhidos, fizeram-se visitas, caminhadas e passeios fotográficos. Foram realizadas sessões de retrato de estúdio no Mercado e nas estruturas residenciais para idosos da SCMA e da APIT, incluindo participantes que, devido à pandemia, se encontravam isolados do exterior. Os retratos, o registo dos espaços recordados, dos objetos estimados ou perdidos constituem um depósito de pedaços de memórias e de vidas.
Em julho de 2020, a Malvada deu início ao projeto ‘Topofilias’, que envolve a população excluída por envelhecimento e isolamento e tem como foco o espaço e o lugar praticado e vivido, como forma de recuperar e produzir memória através da construção de um olhar sobre e a partir do património humano. Realizado nos Municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Évora e Reguengos de Monsaraz, o projeto inclui-se no Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central promovido pela CIMAC. Explora-se o conceito de Topofilia, o elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou o meio ambiente, uma associação que promove a ideia de pertença e de identidade cultural.
JOSÉ MIGUEL SOARES (P. Delgada, 1977) Fotógrafo e Psicólogo. Fundou e dirige a Malvada com Ana Luena. Residiu em Lisboa e em Roma onde trabalhou em fotografia e comunicação durante mais de uma década. Atualmente reside em Évora. Tem as suas fotografias publicadas em dezenas de revistas e publicações de grandes grupos editoriais a projetos independentes. Desenvolve projetos artísticos de fotografia e de cruzamento disciplinar.
Fotografias José Miguel Soares
Criação e direção artística: Ana Luena e José Miguel Soares
Mediador C. M. Alandroal: Ricardo Pacifico
Mediadora SCMA: Carla Rosado
Mediadora APIT: Carina Falé
Impressões e arte final: José Miguel Soares e Pedro Vilhena
Impresso em Epson SC-P8000
Assistentes de produção: Beatriz Ourique, Rita Boavida e Rita Henriques
Design gráfico: Rui Alves
Parceiros Câmara Municipal de Alandroal, Santa Casa da Misericórdia de Alandroal, APIT – Associação de Proteção aos Idosos da Freguesia de Terena
Ação incluída no Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central
Promotor CIMAC
Cofinanciamento Alentejo 2020, Portugal 2020, Fundo Europeu/União Europeia
Produção Malvada Associação Artística