Destaques Transforma: Programa de Mediadores Culturais do Alentejo Central
O Programa de Mediadores Culturais do Alentejo Central, resulta do objetivo integrado no Subprograma de Apoio à Inovação e Experimentação do Transforma – Programa para uma Cultura Inclusiva do Alentejo Central.
Este programa pretende apoiar o desenvolvimento, a implementação e a experimentação de novos modelos organizativos e parcerias, assim como promover a articulação do setor cultural com outros setores.
Uma das linhas de ação deste Subprograma consiste no desenvolvimento de Iniciativas de Educação para a Inclusão, que partilham de parte dos objetivos definidos no Plano Nacional das Artes, assumindo-se assim como um contributo para a concretização deste Plano no terreno.
Em setembro, com a contratação da equipa da Associação Cultural Casa Invisível e apoio de Maria de Assis, coordenadora científica do Plano Nacional das Artes, deu-se início à Fase I do Programa de Mediadores Culturais, no desenho de um projeto de arte para a inclusão focado em problemas socioculturais identificados por cada município, tirando partido dos seus recursos mais dinâmicos nas áreas cultural, educativa e social.
Será feita a sinalização dos recursos patrimoniais, humanos, logísticos e financeiros de cada município, com melhores condições ao nível da concertação de escalas – local, municipal, regional, nacional e europeia – e setores de intervenção – cultura, educação, ação social – para desenvolver trabalho em rede com impacto transformador e sustentável na qualidade de vida das comunidades locais mais vulneráveis.
Finalizar um modelo de intervenção social através das artes e da cultura em que os municípios que constituem a CIMAC se revejam, é o grande objetivo da Fase I deste Programa.