Encontro “Dieta Mediterrânica e Alimentação Saudável e Sustentável” realizado em Évora
Hoje, dia 26 de novembro, o Évora Hotel acolheu o Encontro “Dieta Mediterrânica e Alimentação Saudável e Sustentável”, promovido no âmbito do Projeto SAL – Semear e Alimentar Local, uma iniciativa integrada no PNAES – Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável. O evento contou com a participação de especialistas, produtores, académicos e representantes de entidades locais e nacionais, numa reflexão conjunta sobre práticas alimentares sustentáveis e o papel da Dieta Mediterrânica, como património cultural e instrumento de desenvolvimento regional.
O encontro teve início com as palavras de boas-vindas de Carlos Pinto de Sá, Presidente da Câmara Municipal de Évora, seguido das intervenções de Elsa Branco, da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado, Custódia Correia, da Rede Rural Nacional, e Rui Rafael, do PEPAC – Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.
Um dos momentos centrais da manhã foi a apresentação do relatório “SAL – Semear e Alimentar Local” por Francisca Valério, da Terras Dentro, que destacou o impacto do projeto no fortalecimento das cadeias alimentares locais e na valorização dos produtos regionais.
Na sequência, o painel temático “Sabores, Património(s) e Sustentabilidade: Analisando as “fronteiras” do Conceito de Dieta Mediterrânica”, conduzido por Elsa Lamy e Sónia Bombico, da Universidade de Évora, trouxe insights sobre os desafios e potencialidades deste modelo alimentar na atualidade.
Contribuições práticas foram partilhadas ainda por Ana Cristina Santos (Universidade de Évora), Nuno Neves (produtor de hortícolas) e João Silveira (EDIA), abordando temas como a produção sustentável de hortícolas, as potencialidades do Alqueva e as suas oportunidades para a região.
Durante a tarde, o debate focou-se em estratégias alimentares para diferentes territórios, com apresentações como as dificuldades na implementação de uma estratégia alimentar local no Alentejo, discutidas por José Veiga, economista e doutorado em Engenharia Agronómica. Destacaram-se ainda iniciativas inovadoras, como o Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar, apresentado por representantes do Município de Torres Vedras, e a Estratégia Alimentar SMEA, partilhada pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.
O Projeto SAL – Semear e Alimentar Local, dinamizado pela Terras Dentro, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Monte Ace, Rota do Guadiana – ADI e Leadersor, foi enaltecido como uma referência no incentivo à sustentabilidade alimentar e no reforço da identidade local através da Dieta Mediterrânica.
O evento fez um apelo coletivo à continuidade do trabalho conjunto entre municípios, associações, produtores e universidades, de forma a promover uma alimentação mais saudável e sustentável em Portugal.