Secretariado Intermunicipal

​​​​​​​O Secretariado Executivo Intermunicipal tem uma reunião ordinária quinzenal e reuniões extraordinárias sempre que necessário.

As reuniões não são públicas e as Atas das mesmas são obrigatoriamente publicitadas no sítio da internet da Comunidade Intermunicipal.

O Secretariado Executivo Intermunicipal da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central é constituído um Primeiro-Secretário e por um Secretário Intermunicipal.


​​Primeiro Secretário​
Arq. André Espenica
Secretário Intermunicipal
Dr. Francisco Rodrigues da Costa
​​​IMG_4348.JPGIMG_4344.png​​​​
​Nota Biográfica

​André Espenica, 60 anos, é Primeiro-Secretário da CIMAC desde 30 de dezembro de 2013.
Foi Secretário Executivo da CIMAC entre abril de 2010 a dezembro de 2013.
É Coordenador da Estrutura de Apoio Técnico da CIMAC responsável pela execução do Contrato de Gestão com Subvenção Global entre o Programa Operacional Regional do Alentejo – INALENTEJO, no âmbito do QREN 2007-2013, e a AMDE/CIMAC, desde dezembro de 2008.
Entre março de 2006 e final de 2013 foi Administrador não Executivo da GESAMB – Gestão Ambiental e de Resíduos EIM.
Foi Administrador Delegado da Associação de Municípios do Distrito de Évora desde dezembro de 1995 até 2006 e Secretário-Geral desde essa data até 2010, com funções de direção e coordenação de toda a atividade da Associação.
Enquanto dirigente da AMDE/CIMAC, foi responsável pelo lançamento e coordenação de inúmeros projetos.
Entre Agosto de 1986 e Outubro de 1990, ao serviço da Câmara Municipal de Évora, desempenhou funções de direção técnica do sector de jardins, elaborou e acompanhou a elaboração de projetos e obras de espaços verdes. Prestou ainda apoio técnico à Câmara na área do ambiente. 
Entre Julho de 1982 e Agosto de 1986 foi colaborador da Hidrotécnica Portuguesa, Consultores para Estudos e Projectos, Lda, no Sector de Ordenamento do Território, participando em diversos estudos e projetos nas áreas do planeamento e ordenamento do território, projetos de infraestruturas, projetos de espaços verdes, estudos de impacto ambiental, etc. 
Tem um Bacharelato em Planeamento Biofísico, pelo Instituto Universitário de Évora (1979), uma Licenciatura em Arquitectura Paisagista pela Universidade de Évora (1981), uma Pós-graduação em Planeamento Rural em Função do Meio Ambiente, no Centro de Altos Estudos Mediterrâneos - Instituto Agronómico Mediterrâneo de Zaragoza (1982), uma Pós-graduação em Gestão do Sector Público Administrativo pela Universidade de Évora (2001) e uma Pós-graduação de atualização em Direito das Autarquias locais – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2005)​.
Nota Biográfica

Francisco Rodrigues da Costa, 45 anos, é consultor e gestor empresarial na área da comunicação, marketing territorial, gestão de marcas, relações públicas, pesquisa de mercado e avaliação de segmento de mercado.
Foi secretário, adjunto e Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Évora entre 2006 e 2013, com responsabilidades nas áreas da comunicação e desenvolvimento económico, particularmente na fase de instalação de empresas como a Embraer e na organização de acções de diplomacia económica com as Câmaras de Comércio e Indústria (Brasil, Japão, Árabe), Embaixadas (Brasil, Inglaterra, Japão, Argel e China) e em Portugal, com empresários regionais.
Foi representante do município de Évora na Assembleia-Geral da GESAMB, CIMAC e membro do conselho municipal de segurança.
É licenciado em História, pré-Bolonha. Tem formação em Empreendedorismo, Gestão Empresarial, Marketing e Administração no âmbito do “Começar” (FSE, Universidade de Évora, Associação Nacional de Jovens Empresários e Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo).
Foi ainda presidente da Associação Académica de Évora, co-fundador do Academic Federation for Information and External Representation e membro do Conselho Nacional para a Acção Social no Ensino Superior.​​

​​

© 2014 - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |