Sobre PIAAC-AC

Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo Central

​​​​​​​​​​​

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) está a elaborar o 'Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo Central' (PIAAC-AC).


O PIAAC-AC é cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), inscrito no quadro de financiamento público 'Portugal 2020'. Incluído no eixo prioritário 2 - 'Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos', promove a concretização de estratégias e planos que visam reforçar a capacidade nacional, regional, subregional e municipal de adaptação às alterações climáticas, tendo em conta as vulnerabilidades atuais e futuras e os riscos que o território português enfrenta.

O PIAAC-AC tem como principais objetivos dar a conhecer, de forma mais aprofundada, o fenómeno das alterações climáticas nesta subregião do Alentejo, ao mesmo tempo que permitirá identificar as opções e medidas necessárias para a adaptação das populações, dos métodos e práticas setoriais, das infraestruturas e equipamentos, e do próprio funcionamento de entidades públicas e privadas aos cenários futuros de alterações e fenómenos climáticos extremos.

Este Plano deverá ainda promover a integração da adaptação às alterações climáticas na prática e nos instrumentos de planeamento intermunicipal e municipal, criando uma cultura de cooperação transversal entre os diferentes setores e atores socioeconómicos do Alentejo Central.

A elaboração do PIAAC-AC decorrerá durante um ano, até abril de 2018, envolvendo os 14 Municípios associados da CIMAC. O seu desenvolvimento estará a cargo de uma equipa de consultores do consórcio CEDRU – IGOT – WE CONSULTANTS, em estreita articulação e sob supervisão da estrutura técnica da CIMAC.
© 2014 - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |