Posto Móvel de Acesso à Internet (PMAI)

Posto Móvel de Acesso à Internet (PMAI)

O Posto Móvel de Acesso à Internet é uma infraestrutura que foi criada em 2006, no âmbito do projeto Évora Distrito Digital. Consiste numa viatura cujo interior foi adaptado para disponibilizar oito postos de acesso à Internet e que percorre o Distrito, desenvolvendo ações de divulgação, informação e sensibilização, para a população em geral e para públicos-alvo específicos. Desde a sua inauguração em 10 de Agosto de 2006, já participaram nas atividades do Posto Móvel mais de 5.000 pessoas, de todas as faixas etárias.

A principal característica diferenciadora do Posto Móvel, face a outras infraestruturas similares existentes, assenta na sua filosofia de intervenção que assume a infoinclusão como uma dimensão da plena e igualitária inclusão social, trabalhando sempre em articulação direta com as entidades locais com responsabilidades nesta área e privilegiando nos seus públicos-alvo os cidadãos mais vulneráveis socialmente.

Este modelo de funcionamento foi já reconhecido como uma boa prática nacional e internacionalmente. Em 2009, as atividades desenvolvidas pelo Posto Móvel ao abrigo do projeto CLIQUES para a Inclusão foram distinguidas com a distinção “Editor’s Choice 2009” na plataforma epractice.eu, e o mesmo projeto foi nomeado finalista dos ACCESS-IT AWARDS, na categoria ACCESS-IT@LEARNING. Em janeiro de 2015, o trabalho desenvolvido foi distinguido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), IP, com a atribuição do Prémio “Inclusão e Literacia Digital”.

2.png

© 2014 - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |