Desporto

Desporto1

A AMDE/CIMAC e os municípios têm tido um papel determinante no alargamento das infraestruturas desportivas, na mobilização do movimento associativo e na promoção do desporto no Alentejo Central. A política desportiva desenvolvida lançou um processo de animação de todo o espaço do Alentejo Central no quadro do desporto para todos.

Assim nasceram e se desenvolveram iniciativas tão emblemáticas como a Volta ao Alentejo em Bicicleta, as Olimpíadas Populares do Distrito de Évora e Jogos do Alentejo, a Festa da Malha e a Gala do Desporto do Alentejo Central.

Volta ao Alentejo em Bicicleta

Realiza-se desde 1982, e tem contribuído de forma marcante para a promoção da região no contexto nacional e internacional, assumindo-se como prova desportiva de importância reconhecida, o que explica a sua integração no calendário internacional da União Ciclista Internacional (UCI). Em 2010 foi celebrado um protocolo de Colaboração entre a CIMAC e a PAD para a realização das edições de 2010 a 2012.

A 33ª edição, em 2015, realizou-se de 25 a 29 de março.



Olimpíadas Populares do Distrito de Évora e Jogos do Alentejo

Surgiram em 1999 com o objetivo de promover a prática desportiva junto da população, na vertente de lazer, integrando os municípios associados. Em 2001, as OPDE foram integradas nos Jogos do Alentejo que abrangeram os 47 municípios do Alentejo através das respetivas Associações de Municípios. A 12ª edição das Olimpíadas Populares do Distrito de Évora aconteceu em 2009.


Festa da Malha

Esta iniciativa é promovida pela AMDE/CIMAC desde 1993 e reúne aproximadamente 500 participantes deste jogo tradicional da região. Realiza-se sob a forma de torneio, em dois sistemas distintos, numa primeira fase em sistema de campeonato e na fase seguinte por eliminatórias. Em simultâneo à Festa da Malha, em 2004 e 2008, realizaram-se o I e II Encontro Nacional da Malha e do Jogo Popular, que contaram com a participação de várias Associações de Jogos Tradicionais do país.

A 23ª Festa da Malha vai realizar-se em Borba, no dia 13 de setembro de 2015.


Gala do Desporto do Alentejo Central

Iniciativa que pretende valorizar a prestação desportiva dos nossos "campeões", que no decorrer da época desportiva projetaram o desporto na região, de forma meritória, contribuindo assim para o desenvolvimento desportivo nos seus concelhos e do Alentejo Central.

A 1ª edição realizou-se em 2003, integrada nas OPDE e no decorrer das 9 edições já realizadas, foram homenageados cerca de 100 desportistas, nas mais variadas modalidades, em cada edição.

A 9ª edição, em 2015, realizou-se em Montemor-o-Novo, no dia 27 de junho.

Foram homenageados 183 desportistas, nas mais variadas modalidades.

Foto31_GalaDesporto.jpg

Critério Corta-Mato Paulo Guerra

Iniciativa de atletismo anual, ao abrigo do Protocolo de Cooperação assinado entre a Associação de Atletismo de Évora (AAE) e a AMDE. É uma prova de Corta-mato, com distâncias distintas, e de acordo com os vários escalões de participação. Realiza-se desde 1999.

Está integrada no Calendário Regional da Associação de Atletismo de Évora e consiste na realização de um determinado número de provas ao longo da época, tem classificação prova a prova e também final.

A 15ª edição realizou-se na época desportiva 2014/2015 e contou com a participação dos municípios de Montemor-o-Novo, Mora, Portel e Viana do Alentejo.


Outras Atividades e Projetos já realizados

  • Festa da Ginástica

Evento onde o objetivo era “mostrar e demonstrar" o trabalho realizado pelo Movimento Associativo, Escolas e outras entidades, na área da ginástica, sedeado nos municípios associados da CIMAC.

A 4ª edição realizou-se em Viana do Alentejo, em 2009, integrado no Encerramento da 12ª edição das OPDE.

  • Escolas/Escolinhas de Desporto

Projeto de animação desportiva, dinamizado pelos municípios e com o objetivo de desenvolver várias atividades desportivas, junto das crianças e jovens dos municípios.

  • I e II Jogos Transfronteiriços

Decorreram entre 2003 e 2006, no âmbito do programa INTERREG IIIA, com uma parceria criada entre a AMDE, a AMNA e a Diputación de Badajoz. Consistiu na realização de vários eventos desportivos e lúdicos, e que pretenderam aproximar as populações de ambos os lados da fronteira, reforçar a cooperação entre os municípios das 3 regiões e incentivar padrões de qualidade de vida e bem-estar, através do Desporto.

  • Seminários, Conferências e outros Espaços de Debate

"Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade no Serviço Público Desportivo" - Redondo, 21 de Outubro de 2010;

"A Dimensão Económica do Desporto" - Portalegre, 15 e 16 de Fevereiro de 2007;

"A Educação, o Desporto e o Desenvolvimento Regional" - Vendas Novas, 11 e 12 de Novembro de 2004

"Que Intervenção das Autarquias no Desporto?" - Estremoz, 10 e 11 de Outubro de 2002;

"Equipamentos Desportivos - Novas Perspetivas de Gestão" - Montemor-o-Novo, 23 e 24 de Novembro de 2000​

© 2014 - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |