28 setembro 2018

Região do Alentejo Central escolhida para implementação do projeto piloto de voto eletrónico

Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna esteve na CIMAC.

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central recebeu ontem, dia 27 de setembro, a Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Drª. Isabel Oneto, para uma reunião de trabalho com os municípios, sobre a implementação do voto eletrónico, num processo piloto, no Alentejo Central, nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, em maio de 2019.

O sistema de voto eletrónico, garantindo da mesma forma que o atual sistema os princípios da presencialidade da confidencialidade e da unicidade, funcionará paralelamente ao sistema de voto em papel, permitindo ao cidadão eleitor optar pelo voto tradicional ou pelo voto eletrónico. Caso opte pelo voto eletrónico não terá que o fazer na "sua" mesa de voto, podendo escolher a mesa de voto eletrónico que lhe seja mais conveniente por razões de proximidade, por exemplo. Na sequencia do novo enquadramento legal aprovado pela Assembleia da República no passado mês de agosto, este novo sistema começará agora a ser desenhado em conjunto com as autarquias e todo os detalhes operacionais irão sendo conhecidos ao longo dos próximos meses.

O objetivo deste novo sistema de voto eletrónico assenta numa contribuição decisivo para a facilidade com que aos cidadãos poderão exercer o seu direito ao voto democrático, bem como para diminuir os níveis de absentismo facilitando também o apuramento de resultados. 

© 2014 - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |