25 outubro 2019

Política Educativa Municipal e Intermunicipal e Caminhos para a Promoção do Sucesso Escolar foram os temas centrais do Seminário promovido pela CIMAC

​​

No passado dia 24 de outubro, no Auditório da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Alentejo, estiveram em debate temas centrais na área da Educação, como a Política Educativa Municipal e Intermunicipal e os Caminhos para a Promoção do Sucesso Escolar.
Esta iniciativa promovida pela CIMAC, no âmbito do seu Programa Intermunicipal de Combate ao Insucesso Escolar, e com o apoio do Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, contou com mais de 160 participantes
A sessão de abertura do Seminário “Política Educativa Municipal e Intermunicipal | Caminhos para a Promoção do Sucesso Escolar” foi presidida por José Calixto, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC, e Maria João Charrua, Delegada Regional de Educação. 
José Verdasca, Coordenador Nacional da Estrutura de Missão do PNPSE - Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar foi o primeiro orador da manhã, com o tema “Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar - Contributos para uma estratégia de Promoção do Sucesso Escolar”, seguindo-se a apresentação da Política Educativa Municipal no Alentejo Central - Resultado do Diagnóstico da Situação de Referência no Alentejo Central, pela Quaternaire Portugal. 
Ainda no período da manhã, o Coordenador das Equipas Multidisciplinares da CIM do Cavado, Antonio Batista, falou sobre o Modelo de Intervenção e de Avaliação das Equipas Multidisciplinares do Plano Intermunicipal de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado.
A manhã terminou com o tema “Promoção do Sucesso Escolar: Que Atores?”, no qual foi dado a conhecer o projeto +SUCESSO, da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.
O período da tarde foi reservado à apresentação dos Casos de Boas Práticas de Promoção do Sucesso Escolar do concelho de Montemor-o-Novo, por Ana Paula Ribeiro e Anabela Ferreira, Técnicas da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo; do concelho de Portel, por Elsa Beijinha, Chefe de Divisão de Desenvolvimento Económico e Social da Câmara Municipal de Portel; e do concelho de Leiria, por Pedro Cordeiro, Coordenador da Equipa Multidisciplinar da Câmara Municipal de Leiria.
Encerrou a reflexão uma Mesa Redonda dedicada ao tema “Política Educativa e Territorial: Intervenção Municipal e Intermunicipal”, cujos intervenientes foram José Calixto, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC e Presidente da CM Reguengos de Monsaraz, Carlos Pinto de Sá, Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC e Presidente da CM Évora, António Batista, Docente da Universidade Católica do Porto e Coordenador das Equipa Multidisciplinares da CIM do Cávado e Joaquim Mira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Mora.
No âmbito do seu Plano Intermunicipal de Combate ao Insucesso Escolar a CIMAC tem ainda previsto a realização de mais dois seminários.

© 2014 - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |