12 setembro 2019

Jornadas Alentejo Central

​​

No âmbito da preparação do próximo período de programação a CIMAC, com o apoio da Quaternaire Portugal, está a realizar a revisão-atualização da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial (EIDT) do Alentejo Central, tendo em vista a necessidade de enquadrar e posicionar esta sub-região no âmbito das políticas públicas e dos instrumentos de financiamento europeus do período 2021-2027. 
Presentemente, já obtivemos os primeiros resultados do trabalho realizado na recolha de contributos para a atualização do diagnóstico da sub-região, pelo que importa agora avançar para a definição das linhas estratégicas de intervenção da EIDT-AC 2021-2027. 
Neste contexto, a CIMAC, em conjunto com a Quaternaire Portugal, organizou, no passado dia 10 de setembro, as “Jornadas do Alentejo Central 2027” nas quais se promoveu o debate, entre municípios e agentes sub-regionais e regionais relevantes, com objetivo de definir a estratégia para o próximo período de programação financeira de Fundos Comunitários, focando o debate nos seguintes painéis temáticos:
A coesão territorial no Alentejo central - gestão de proximidade e novo paradigma de mobilidade e conectividade.
Os desafios da sustentabilidade ambiental - alterações climáticas, gestão da água e economia circular como desafios geradores de conhecimento na região.
Revitalização económica do Alentejo Central - especialização inteligente valorizadora dos ativos diferenciadores do Alentejo Central e promotora da atração e qualificação de recursos humanos.

© 2014 - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |