11 dezembro 2018

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS

APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E CONTACTOS INTERNACIONAIS PARA ORGANIZAÇÕES E PROFISSIONAIS DO SECTOR CULTURAL E CRIATIVO, SEDEADOS NO ALENTEJO CENTRAL.

​​​​A CIMAC, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, lança o presente aviso no âmbito do projecto Chebec com o objectivo de apoiar o desenvolvimento de competências e contactos internacionais para organizações e profissionais do sector cultural e criativo, sedeados no Alentejo Central.

O projecto Chebec - Hacking the Mediterranean economy through the Creative and Cultural Sector é um projecto com a duração de 30 meses que reúne 10 parceiros formais e 5 parceiros associados desde França, Itália, Malta, Portugal, Espanha aos Balcãs com a Bósnia Herzegovina e Sérvia. Procura responder a um dos maiores desafios do sector cultural e criativo no Mediterrâneo: como apoiar o acesso das indústrias culturais e criativas (ICC) a novos mercados mantendo a sua identidade, com a finalidade de favorecer a atractividade do sector cultural e criativo na zona MED para pessoas e organizações. O Chebec experimentará um programa de apoio integrado para empresas, profissionais e outras organizações do sector, através do desenvolvimento de competências e contactos internacionais.

 Esta acção piloto inclui um conjunto de ferramentas inovadoras de suporte à internacionalização das ICC:

  • Participação em acções de mobilidade e eventos de matching, entre ICC dos restantes territórios Chebec;
  • Participação em acções de formação/mentoria
  • Ferramentas de check-up para empresas e profissionais;
  • Acesso a vouchers de inovação

 

GRUPO ALVO / BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA

Podem candidatar-se ao programa micro, pequenas e médias empresas, freelancers / profissionais e associações do sector cultural e criativo, desde que sedeados em qualquer concelho do Alentejo Central.

O nível médio da língua inglesa é requerido.

 

FOCUS SECTORIAL

Para a participação no programa é dada preferência a organizações com focus sectorial nas artes performativas (teatro, música, artes circenses, marionetas, dança e street art), Artes visuais (pintura, desenho, fotografia, artes digitais, artes gráficas, escultura, filme e vídeo), Literatura, livros e leitura (escrita criativa, publicação, tradução), Arquitectura e Design e artes aplicadas (design de moda, design gráfico e artesanato de expressão tradicional ou artesanato urbano).

 

ACTIVIDADES DO PROGRAMA

Os seleccionados irão beneficiar de um programa de apoio ao desenvolvimento de competências e internacionalização, realizado em 3 fases:

1.       Actividades locais/regionais

Oferta formativa, mentoria e coaching, com a duração de 4 dias (não seguidos), em Évora, sobre 2 pilares fundamentais:

  • Empreendedorismo. Exemplos de conteúdos formativos: esquemas de financiamento (crowdfunding, patrocínios, matchfunding, …); estratégias de comunicação; desenvolvimento de públicos; ferramentas digitais; direitos de propriedade intelectual.
  • ​Internacionalização. Exemplos de conteúdos formativos: promoção internacional; criação de contactos, sinergias e espaços colaborativos; como trabalhar na UE (quadro legal, regras,…); acesso a redes internacionais.

 

2.       Actividades transnacionais. Os participantes nas actividades transnacionais terão acesso às seguintes acções: eventos de networking e matching, visitas de grupo a equipamentos/companhias específicas, reuniões individuais de negócio/promoção, seminários.

  • Actividade Transnacional 1 (Sevilha, Março de 2019)
  • Actividade Transnacional 2 (Marselha, Setembro de 2019)
  • Actividade Transnacional 3 (Bolonha, Março de 2020)

NOTA: dos 10 beneficiários selecionados para os serviços personalizados de mentoria e coaching, serão selecionados para as actividades internacionais um máximo de 5 beneficiários.

 

3.       Vouchers de inovação. No final das acções nacionais e transnacionais, de entre os beneficiários selecionados, 1 ou 2 receberão um voucher de inovação no montante máximo de 5.000,00€, que poderá ser utilizado por exemplo, em formação, serviços de consultoria, participação em feiras, mercados e eventos internacionais, comunicação, etc.

 

CALENDÁRIO:

  • Acções locais:
    • Formação (Janeiro/Março de 2019)
    • Mentoria e Coaching (Março de 2019 a Março de 2020)
  • Acções transnacionais:
    • Sevilha (Março de 2019)
    • Bolonha (Setembro de 2019)
    • Marselha (Março de 2020)
  • Vouchers de inovação (até Março de 2020)

 

CRITÉRIOS DE SELECÇÃO:

  • Actividades locais. Serão selecionadas 10 organizações/profissionais beneficiárias de acordo com os seguintes critérios: focus temático no sector cultural e criativo; objectivos de internacionalização; estrutura da organização e preparação para a internacionalização; composição da equipa (qualidade dos CV e experiência); inovação e conteúdos criativos; adequação para troca de experiências internacionais.

 

Cada um destes critérios será pontuado entre 0 e 5

Pontuação mínima total: 15

 

NOTA: A selecção para participação nas actividades transnacionais e vouchers de inovação será feita, de entre estas organizações e profissionais, em fase posterior.

 

  • Actividades transnacionais. Uma lista de 5 organizações/profissionais beneficiários que terão acesso às acções de mobilidade serão selecionados de acordo com os seguintes critérios: posição na classificação anterior; interesse no país; interesse nos conteúdos da missão e na relação com os restantes beneficiários dos restantes países.

 

  • Voucher de inovação. Um ou dois beneficiários terão acesso à última fase do projecto piloto que lhe(s) permitirá receber um voucher de inovação no valor máximo de 5000€, que permitirá cobrir despesas com uma iniciativa internacional conjunta. Esta selecção terá como critérios: entrevistas; avaliação do projecto internacional; viabilidade financeira e prática da ideia proposta

 

O QUE É NECESSÁRIO:

Aceder ao formulário de candidatura aqui: https://goo.gl/forms/c2AmHueGa0NOsmyl2

 

Preencher o formulário e submeter tendo em atenção os anexos devem acompanhar o mesmo.

 

PRAZO DE ENTREGA DAS CANDIDATURAS:

14 de Janeiro de 2019.

 

COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS A TODOS OS CANDIDATOS:

23 de Janeiro de 2019

 

 

PARA MAIS INFORMAÇÃO, A CIMAC ORGANIZA UMA SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE O CONVITE NO DIA 19 DE DEZEMBRO, PELAS 17.00 HORAS, NA CIMAC (R. 24 DE JULHO, Nº1, ÉVORA)


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