23 outubro 2018

CIMAC acolhe primeira reunião técnica do Projeto CHEBEC

​​

Teve lugar na CIMAC, nos dias 17 e 18 de Outubro, o primeiro encontro técnico do projeto CHEBEC* - Hacking the Mediterranean economy through the Creative and Cultural Sector.

Este projecto é financiado pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia MED, um programa organizado em várias áreas temáticas, vocacionado para o desenvolvimento das regiões do sul da Europa, de influência mediterrânica. O projecto CHEBEC integra-se na temática Social e Criativa, partilhando igualmente informação, conhecimento e ações com outros projetos da mesma área. Para além da CIMAC, o Chebec conta com parceiros de regiões de Espanha, França, Itália e Bósnia e Herzegovina.

O Chebec procura responder a um dos maiores desafios do sector cultural e criativo no Mediterrâneo: como apoiar o acesso das indústrias culturais e criativas (ICC) a novos mercados mantendo a sua identidade, com a finalidade de favorecer a atractividade deste sector para pessoas e organizações criativas. O Chebec experimentará um programa de apoio integrado para empresas, profissionais e outras organizações do sector, através do desenvolvimento de competências e contactos internacionais.

Entre as diversas acções em que a CIMAC participará, destaca-se a implementação de um programa de apoio a profissionais e organizações do sector cultural e criativo, centrado em acções de formação, capacitação e consultoria em áreas onde persistam dificuldades (esquemas de financiamento, estratégias de comunicação, criação de públicos, mobilidade e promoção externa, entre outros); acções de mobilidade e troca de experiências entre profissionais e organizações das restantes regiões do projecto; atribuição de vouchers de inovação para desenvolvimento de acções concretas e a identificar ao longo do programa. O processo de seleção dos beneficiários deste programa irá iniciar-se em Novembro 2018 (a divulgar em www.plataformacriativa-ac.pt; www.cimac.pt e nos sites municipais).

A CIMAC irá igualmente organizar actividades de capacitação para decisores políticos e organizações de suporte ao sector com o objectivo de melhorar a eficácia da sua ação e promover o contacto com outras experiências e conhecimento.

O projecto decorrerá até Julho de 2020.


Mais informação em:

https://chebec.interreg-med.eu/

http://www.cimac.pt/pt/areas-cimac/ambiente-desenvolvimento/ambiente-desenvolvimento/Paginas/Cultura.aspx

 

*Barcos velozes do séc. XVIII usados por comerciantes, mas também por corsários e piratas que navegavam o mediterrâneo​​

© 2014 - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |