01 abril 2020

Alentejo Central: uma região concertada no combate à pandemia

​​

Face ao momento que vivemos atualmente devido ao surto do novo Coronavírus (COVID-19), o Conselho Intermunicipal da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, composto pelos 14 Presidentes de Câmara do Distrito de Évora, demonstra publicamente toda a sua solidariedade com as entidades e todos os profissionais que se encontram na "linha da frente" no combate desta Pandemia.

Com preocupações que são naturalmente comuns a todos, procuramos acima de tudo soluções! Soluções que nos permitam, na medida do possível, colmatar as necessidades das várias entidades e instituições que enfrentam diariamente as dificuldades que se fazem sentir; soluções que nos permitam antecipar cenários e assim proteger os nossos concidadãos, não só ao nível da saúde mas também ao nível socioeconómico; soluções concertadas com as entidades competentes, num louvável espírito de união.

Louvável é também, e não podemos deixar de referir, o comportamento preventivo da nossa população, de todos Vós, que têm seguido de forma exemplar as diretrizes da Direção-Geral de Saúde relativamente ao isolamento social que neste momento se faz necessário.

Importa referir o papel que a CIMAC e os seus municípios associados têm vindo a ter ao longo deste processo. Para além das inúmeras medidas preventivas já tomadas ao nível concelhio, entre os 14 municípios e alguns particulares foi prestado um apoio de quase 300 mil euros, sendo que parte dessa verba foi investida na aquisição de seis ventiladores, no valor total de 146 280 euros, para o Hospital do Espírito Santo de Évora, que se apresentou como prioridade.

Foi também realizado um levantamento das necessidades dos próprios municípios e Instituições Particulares de Solidariedade Social relativamente a Equipamento de Proteção Individual necessários, como máscaras, luvas, fatos, desinfetante, que irá ser suprido com a importação da China através da Embaixada Portuguesa em Pequim.

Está igualmente já disponível no SIG-GO – Sistema de Informação Geográfica de Apoio às Alterações Climáticas e à Proteção Civil, o mapa com a localização dos locais de acolhimento para profissionais de saúde, emergência e segurança e pessoas em situação de isolamento e quarentena.

Relembramos que a Plataforma SIG-GO é uma plataforma de Sistemas de Informação Geográfica que disponibiliza cartografia e informação no âmbito das operações de socorro, permitindo aos operacionais da proteção civil e às restantes entidades a visualização e consulta de informação geográfica operacional e contextual do território, o registo georreferenciado de eventos e ocorrências no terreno, sendo que a informação é atualizada em tempo real e disponibilizada para todos. Este foi um projeto cofinanciado pelo POSEUR.

Ao longo de todo este processo, a CIMAC manter-se-á em estreita colaboração com todas as entidades regionais que se encontram na "linha da frente" no combate desta pandemia, destacando o papel fundamental que a população tem no cumprimento de todas as recomendações, para que toda e qualquer medida implementada venha a ter o sucesso pretendido.

Por fim, um agradecimento muito especial aos profissionais de saúde, às forças de segurança, aos bombeiros voluntários e restantes meios de socorro, bem como a todos os profissionais dos diversos setores, nomeadamente municipal, que asseguram os serviços mínimos necessários para que a nossa vida prossiga dentro da normalidade possível.

 

José Calixto

Presidente do Conselho Intermunicipal

siggo_operacional.JPG

© 2014 - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |