26 fevereiro 2019

Alentejo Central acolhe jornadas do projeto LIFE - myBUILDINGisGREEN - Adaptação de Edifícios às Alterações Climáticas

​​​

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central recebeu, nos passados dias 18 e 19 de fevereiro, a equipa de coordenação do projeto LIFE - myBUILDINGisGREEN - Adaptação de Edifícios às Alterações Climáticas, um projeto europeu do qual a CIMAC é parceiro.

Na manhã de 18 de fevereiro foi realizada uma reunião com a DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, na qual foi feita uma apresentação do projeto, dado a conhecer o ponto de situação atual, bem como as ações futuras previstas.

Com o acentuar das alterações climáticas, as ondas de calor tornam-se uma constante na região, facto já identificado no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo Central (PIAAC-AC) promovido pela CIMAC entre 2017 e 2018, pelo que as temperaturas dentro dos edifícios educativos chegam a atingir 35°C durante os meses de maio a outubro, causando sérios problemas de saúde e stress térmico aos seus ocupantes.

O projeto LIFE - myBUILDINGisGREEN - Adaptação de Edifícios às Alterações Climáticas tem como objetivo o estudo da aplicação de "soluções baseadas na natureza" (NBS) para a resolução da problemática das alterações climáticas e o impacto que as mesmas têm nos edifícios. No Alentejo Central será selecionada, de acordo com os critérios estabelecidos para testar este projeto, uma escola piloto.

Neste sentido, a CIMAC e a equipa de coordenação do projeto realizaram, na tarde de dia 18 de fevereiro, visitas de campo a potenciais escolas para implementação deste projeto-piloto no Alentejo Central. 

Um dos problemas com os quais a equipa do projeto se deparou são as coberturas de fibrocimento que persistem ainda em algumas escolas. Importa esclarecer que o projeto LIFE - myBUILDINGisGREEN - Adaptação de Edifícios às Alterações Climáticas não tem como principal objetivo a resolução desta situação, uma vez que não existe uma verba prevista especificamente para este efeito.

No dia 19 de fevereiro decorreu, no Colégio Luís António Verney, a Conferência Aberta sobre Aplicação de Soluções Baseadas na Natureza para Adaptação de Edifícios Públicos às Alterações Climáticas, onde foi apresentado a alunos, docentes, investigadores e demais interessados no projeto LIFE - myBUILDINGisGREEN - Adaptação de Edifícios às Alterações Climáticas, promovendo-se um debate participado entre regionais os diferentes atores.

No período da tarde foi realizada a apresentação do projeto na CIMAC, aos técnicos e eleitos municipais das áreas do Ambiente e Educação do Alentejo Central, tendo contado com cerca de 40 participantes.​​​​

© 2014 - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |