28 outubro 2019

3ª Conferência Internacional do Projeto “CREATOUR: Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e em Áreas Rurais”

​​

A CIMAC esteve presente na 3ª Conferência Internacional do Projeto “CREATOUR: Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e em Áreas Rurais”, realizada em Faro nos dias 23 a 25 de Outubro. Este projeto, iniciado em 2017 e coordenado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, visa contribuir para o desenvolvimento de um setor de turismo criativo sustentável, em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em quatro regiões de Portugal, designadamente, Norte, Centro, Alentejo e Algarve. O turismo criativo é um conceito segundo o qual os visitantes participam em experiências genuínas de aprendizagem e de criação que lhes permitem a possibilidade de autoexpressão e de desenvolvimento do seu potencial criativo. Uma característica fundamental neste processo é a forte ligação entre criatividade e o lugar de destino, proporcionando ao visitante uma experiência de imersão na cultura local e de contacto direto com a comunidade local. Estas atividades possibilitam a geração de valor acrescentado – económico, social e cultural – a nível local e regional.
O Projeto CREATOUR agrega 5 centros de investigação do país, 40 entidades piloto e outras partes interessadas que trabalham de forma colaborativa e em rede. O formato de incubação/demonstração estimula a experimentação aplicada e a implementação de projetos-pilotos que diversificam as ofertas de turismo e aprofundam as relações entre organizações ligadas aos setores cultural/criativo e do turismo.
Esta 3ª Conferência Internacional, subordinada ao tema “Dinâmicas de Turismo Criativo: ligar viajantes, comunidades, culturas e locais” juntou um conjunto de investigadores, peritos na área das cidades criativas, turismo e desenvolvimento local, bem como representantes dos 40 projetos piloto abrangidos, procurando sobretudo identificar pistas para a criação formal de uma rede nacional de turismo criativo, quer com base nos resultados produzidos pelos 5 centros de investigação envolvidos (no caso de Évora: CIDEHUS da Universidade de Évora), quer pelos contributos dos 40 projetos de turismo criativo em curso.
A CIMAC tem vindo a acompanhar o projeto desde o seu início, na qualidade de membro do Conselho Consultivo do projeto e procurado acompanhar os 10 projetos piloto selecionados oriundos da região Alentejo.

CREATOUR_2019.png
© 2014 - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |