12 fevereiro 2019

Conferência Aberta sobre Aplicação de Soluções Baseadas na Natureza para Adaptação de Edifícios Públicos às Alterações Climáticas

Projeto Life myBUILDINGisGREEN.

Horário:
10h00
Inicio do Evento:
19 fevereiro
Fim do Evento:
19 fevereiro
Localização:
Anfiteatro 1 do Colégio Luís António Verney Universidade de Évora

​​A problemática das Alterações Climáticas entrou definitivamente no léxico global resultado dos sinais evidentes dos riscos que esta disrupção imprime nos ecossistemas e, consequentemente, no Homem.
Este fenómeno afeta, com particular incidência, as regiões do sul da Europa, tendo em conta de que há já registos de um aumento acentuado das temperaturas máximas e uma diminuição da precipitação. Nesta senda, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), desenvolveu o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Alentejo Central (PIAAC-AC), cujos resultados apontam para ondas de calor cada vez mais frequentes e alterações significativas, resultando num aumento dos riscos para a saúde e bem-estar humano.
Nesta sequência, a CIMAC integra a equipa do projeto europeu myBUILDINGisGREEN financiado pelo Programa LIFE (LIFE17 CCA/ES/000088). Esta operação, que decorrerá num período de 4 anos, tem como objetivo o estudo da aplicação de "soluções baseadas na natureza" (NBS Nature-Based Solutions) para a adaptação de edifícios públicos (no caso vertente edifícios escolares) às inevitáveis alterações climáticas. O Projeto é coordenado pelo Real Jardin Botanico (RJB-CSIC) tendo como participantes, para além da CIMAC, o Centro de Tecnologia CARTIF de Valladolid, o Município do Porto e a Diputación de Badajoz.
A Operação pretende analisar o impacto das NBS como medidas de adaptação às alterações climáticas em três edifícios-piloto, duas escolas e um centro de serviços sociais. Assim, para a concretização do projeto serão instalados protótipos de NBS em fachadas e divisórias, telhados, superfícies externas e estacionamentos de cada edifício-piloto selecionado. Além disso, esta instalação será complementada pela implementação de medidas de ventilação natural induzida, sombreamento sazonal (natural e artificial) e a escolha de espécies nativas das áreas do Mediterrâneo e do Atlântico. A Operação contempla ainda uma rigorosa monitorização no sentido de aferir o impacte que esta técnica terá no conforto térmico dos cidadãos, sendo posteriormente replicada noutros edifícios.
Na conferência será apresentado o projeto LIFE – myBUILDINGisGREEN, bem como os objetivos e a calendarização de cada tarefa a desenvolver, tendo em vista a sua cabal implementação. A operação será apresentada pelo Coordenador - Salustiano Torre Casado (Real Jardin Botanico – Consejo Superior de Investigaciones Cientificas).​

​​​​​​​

Conferência Aberta sobre Aplicação de Soluções Baseadas na Natureza para Adaptação de Edifícios Públicos às Alterações Climáticas.
Projeto Life myBUILDINGisGREEN (LIFE17 CCA/ES/000088)

19 de fevereiro de 2019
Anfiteatro 1 do Colégio Luís António Verney Universidade de Évora


Programa


​10h00
Sessão de Abertura
​10h05​O Projeto LIFE – myBUILDINGisGREEN no contexto da estratégia da CIMAC
Teresa Batista (Coordenadora da Unidade de Ambiente e Desenvolvimento da CIMAC)
​10h15​Apresentação do projeto LIFE – myBUILDINGisGREEN
Salustiano Torre Casado (RJB – CSIC)
​11h15Debate e Encerramento 

Informações Adicionais

© 2014 - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central Termos de Responsabilidades Condições de Privacidade made by |create| it |